Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇAO DO ENFERMEIRO ANCORADA NO PRINCÍPIO DA INTEGRALIDADE
Margarete Maria de Lima, Kenya Schmidt Reibnitz

Resumo


INTRODUÇAO: A integralidade um dos princípios do SUS é também um princípio pedagógico. Este precisa ser consolidado cotidianamente nas relações estabelecidas durante o processo de formação, envolvendo acadêmicos, docentes, usuários e demais atores que compõem o cenário de saúde. A integralidade como princípio pedagógico é fundamental na construção do futuro enfermeiro que atenda as atuais demandas do SUS. OBJETIVO: Identificar como a integralidade enquanto princípio pedagógico tem sido aplicada no processo de formação do enfermeiro.METODOLOGIA: Pesquisa qualitativa, exploratória- descritiva. Coleta de dados realizada mediante entrevistas individuais semi-estruturadas, com 19 estudantes do ultimo ano de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. Analise ancorada na proposta operativa descrita por Minayo. RESULTADOS: Durante o processo de formação a integralidade tem seu foco principal de aplicação no cuidado, contudo em alguns momentos é aplicada coletivamente, em outros, aplicada pelos acadêmicos e/ou demonstrada pelos docentes. Na relação professor-acadêmico este princípio na maioria das vezes não é percebido, sendo confundido pelos acadêmicos como humanização. Estes dois princípios devem estar lado a lado no processo de formação, ambos precisam ser consolidados tanto no cuidado quanto no ensino. A integralidade necessita ser aplicada e construída durante o processo de formação para que futuros enfermeiros possam ancorar sua prática profissional neste princípio. Para isto, docentes e discentes devem se perceber como sujeitos que se movimentam no cenário da formação, em papeis diferentes, mas ambos ensinam e aprendem. A integralidade enquanto princípio pedagógico está relacionado à atitude do professor, definindo o tipo de relação estabelecida durante o processo de formação. CONCLUSÃO: A integralidade enquanto princípio pedagógico pauta-se na abertura ao diálogo, na aproximação com a realidade de todos os atores do cenário da saúde. A formação alicerçada na integralidade requer tempo, ousadia e disposição a mudanças de posturas pedagógicas pré-estabelecidas. Deste modo, a formação do enfermeiro na perspectiva da integralidade se concretizará cotidianamente e coletivamente durante o processo de formação, propiciando a construção da identidade profissional do futuro enfermeiro na perspectiva do SUS. Palavras-chave: enfermagem, ensino superior, relação pedagógica.