Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO COLETIVA: POLÍTICAS PÚBLICAS EM DIFERENTES CENÁRIOS DE PRÁTICA
Sheila Rotenberg, Luciene Burlandy, Daniele Mendonça Ferreira, Patricia Camacho, Enilce Sally, Katia Ayres Monteiro, Vivian Wahrlich, Silvia Freitas, Cristina Pinheiro Mendonça

Resumo


As diretrizes básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e os parâmetros curriculares do MEC desafiam a Universidade na formação de um profissional de saúde com habilidades e conhecimentos específicos, contextualizados e comprometidos em responder às questões concretas de vida da população e dos serviços de saúde. Para tal, é papel da universidade integrar os processos de construção partilhada e socialização do conhecimento. Este trabalho descreve as atividades da disciplina de estágio supervisionado em saúde pública da Faculdade de Nutrição da UFF, desenvolvidas em diferentes cenários de práticas em 2011, instituídas a partir da mudança curricular iniciada em 2007. Este processo articula discentes, docentes e profissionais da atenção básica de saúde, das áreas técnicas de alimentação e nutrição do município de Niterói e do estado do RJ, das escolas públicas e restaurantes populares. As atividades envolvem formulação, implementação de políticas e programas vivenciadas simultaneamente pelos alunos em diferentes cenários. A prática pedagógica é pautada na problematização da realidade dos usuários e dos profissionais envolvidos com as políticas e serviços públicos, bem como na análise dos respectivos contextos sócioinstitucionais. Este processo tem possibilitado: compartilhar aprendizados sobre saúde e nutrição da população; vivenciar a organização dos sistemas de saúde e educação; analisar a gestão dos programas em diferentes níveis, seus desafios e estratégias de implementação; conviver com usuários, gestores e organizações da sociedade civil. Sobretudo, possibilita que a universidade se coloque como um ator que compartilha e contribui com os processos sociais em curso, quer seja na produção de materiais educativos e instrumentos de gestão que vem sendo elaborados de forma conjunta com os serviços. Esta dinâmica valoriza o diálogo do saber acadêmico com o conhecimento produzido no cotidiano dos serviços e dos usuários que são igualmente relevantes para identificar e atuar na transformação dos problemas apresentados pela população. O confronto da teoria com a prática proporciona ao aluno uma análise da realidade e uma visão mais ampla e positiva dos serviços públicos. As dificuldades referem-se a distribuição dos alunos de acordo com as vagas disponíveis e a conciliação entre as possibilidades de cada local e as expectativas dos alunos. A ampliação dos cenários de prática incluindo atividades de gestão possibilita a ampliação da formação.