Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL: relato de experiência a partir da parceria entre UFFS e SEB/MEC
Elsio José Corá

Resumo


O ideal da Educação de Tempo Integral foi expresso no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) por meio da Portaria Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007, que instituiu o Programa Mais Educação, estratégia do Governo Federal para fomentar o desenvolvimento de atividades de Educação Integral e, desse modo, induzir a ampliação da jornada escolar. Conforme preconiza o Manual da Educação Integral desenvolvido pela Diretoria de Currículo e Educação Integral da Secretária da Educação Básica (SEB/MEC) a educação integral constitui uma ação estratégica para garantir a atenção e o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens. No contexto atual, marcado por intensas transformações e exigências crescentes de acesso ao conhecimento, nas relações sociais entre diferentes gerações e culturas, nas formas de comunicação, na maior exposição aos efeitos das mudanças em nível local, regional e internacional, a educação integral se destaca como política pública capaz de fortalecer e ampliar os tempos, espaços e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado. Não se trata, portanto, da criação ou recriação da escola como instituição total, mas da articulação dos diversos sujeitos sociais que já atuam na garantia de direitos das crianças e jovens na co-responsabilidade por sua formação integral. Sendo assim, o conceito de Educação Integral refere-se à concepção definida pelo Ministério da Educação, que justifica a necessidade de implantar o Programa Mais Educação como forma de garantir o direito a uma educação emancipadora imbuída de qualidade aos milhões de brasileiros que são submetidos à condição de vulnerabilidade social. Neste sentido, é possível inferir que integral significa inteiro, total, portanto defender uma educação integral é defender uma educação completa que conceba o ser humano por inteiro em todas as suas dimensões. É pensar uma educação que discuta e construa valores, cidadania, ética na valorização e fortalecimento da identidade étnica, cultural, local, de gêneros, valores, estes essenciais para a construção de uma sociedade sustentável, com justiça e equidade social. Diante disso, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instituição recém criada e localizada nos três Estados do Sul, desde 2010 inicio uma parceria com o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio da qual oferece formação profissional lato sensu em Educação Integral para 50 alunos (professores, gestores e servidores públicos), provenientes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A experiência oportuniza subsídios teóricos e práticos para auxiliar os municípios na implantação da educação em tempo integral nas escolas públicas e privadas da região de abrangência dos cinco campi da UFFS. Além disso, visa complementar a formação de gestores e professores da educação básica aliando conhecimentos teóricos com o cotidiano da realidade social oferecendo respostas as questões que emergem neste processo. Objetiva, ainda, sensibilizar os gestores e professores da escola básica para promover o reconhecimento da necessidade de integração da escola aos diferentes manifestações culturais expressas no cotidiano das comunidades, bem como realçar as condições da docência e da gestão, especialmente em razão do aspecto catalisador que estas adquirem no contexto da educação de tempo integral no Brasil.