Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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GESTÃO DO SUS NA RESIDÊNCIA MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE MENTAL - IPUB/UFRJ
Maria Paula Cerqueira Gomes, Rita de Cássia Ramos Louzada, Flávia Fasciotti Macedo Azevedo

Resumo


Este trabalho trata de uma experiência recente, de construção coletiva de uma disciplina, no interior de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Caracterização do Problema O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do IPUB-UFRJ, está em funcionamento desde fevereiro de 2010 e tem como base de sustentação de seu projeto político pedagógico o reconhecimento da indissociabilidade entre trabalho e formação centrados na construção de processos de educação permanente. Ele aposta em um modelo de formação que se constitui como um importante dispositivo de produção de um profissional de saúde mental mais comprometido com os princípios e diretrizes do SUS. A Matriz Curricular deste programa está organizada de modo a atender as exigências das políticas de formação em saúde mental para o SUS. As experiências de ensino-aprendizagem estão organizadas de modo a permitir a reflexão-na-ação e a mobilização de saberes que assegurem a transferência de aprendizagens de um contexto de ação para outro. Descrição da experiência Na disciplina Gestão em Saúde, partimos de alguns pressupostos: (1) que o tema da gestão do SUS é fundamental para qualquer ator em saúde; (2) que deve ser valorizada a construção coletiva no interior da universidade e, por último, mas não menos importante, (3) a valorização da aprendizagem em sua relação com o trabalho e por extensão, o destaque para a integração ensino-serviço. A experiência que ora apresentamos é resultado de diversas discussões no interior do Programa de Residência. Efeitos alcançados Utilizando os registros do portfólio, obtivemos não apenas informações sobre o processo de aprendizagem de cada aluno, mas também as opiniões desses residentes sobre os diferentes conteúdos e estratégias pedagógicas adotadas. No rol de avaliações, realizadas de forma livre, obtivemos itens positivos, negativos e sugestões para a disciplina. Recomendações Podemos afirmar que a experiência da disciplina Gestão em Saúde revela o trabalho para sintonizar o curso com as diretrizes do projeto-político pedagógico desenhado para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Além disso, podemos dizer também que o percurso trilhado até aqui vem mostrando que a participação de todos os atores envolvidos no Programa faz a diferença e incrementa a produção desse coletivo de trabalho, atendendo a necessidades acadêmicas e assistenciais.