Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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GRUPO EDUCATIVO: EXPERIÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO EM ONCOLOGIA.
Ana Angelica Freitas, Fabiana Verdan Simões, Fabiana Ribeiro Felix, Leonardo Borges Murad, Taina Nunes Rodrigues, Isaura Maria Pereira Brandão

Resumo


Caracterização do problema: este trabalho tem o objetivo descrever o desenvolvimento de um grupo destinado a pacientes adultos hospitalizados com traqueostomia e sonda para alimentação realizado em um hospital especializado em tratamento do câncer. O trabalho em grupo ainda não é referência dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, a metodologia de acordo com estudos realizados traz benefícios tanto para os pacientes como para os familiares e profissionais de saúde. Optou-se por um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Os atores envolvidos são pacientes, familiares, enfermeiras, nutricionistas, e fonoaudiólogas. Descrição da experiência O conteúdo do trabalhado foi sobre os cuidados ao paciente com sonda nasoenteral e cânula de traqueostomia no domicílio, sendo a metodologia utilizada a exposição dialogada, onde é realizado uma apresentação informal dos componentes do grupo e trabalhado o esclarecimento de dúvidas, buscando uma conscientização sobre os cuidados e o papel de cada um no contexto do cuidado e tratamento. Foi adquirido como recursos didáticos: bonecos com sondas e cânulas de traqueostomias, frasco e equipo de dieta, sonda enteral, cânulas de traqueostomia, cadarços, protetor da traqueostomia, folhas e canetas para os pacientes traqueostomizados se expressarem e folhetos educativos impressos. Observa-se no término das reuniões acompanhantes com aparência facial calma do que quando chegavam no grupo, assim como foi percebido nas consultas para alta hospitalar acompanhantes mais conscientes do seu papel de cuidador e de facilitador do auto-cuidado. A educação é um instrumento de transformação, de desmistificação, de mudança de atitude. Efeitos alcançados: grupo operativo é uma ferramenta de educação que sensibiliza os pacientes sobre a importância do auto-cuidado e aos acompanhantes do seu papel de cuidador, permite a formação de vínculos de confiança com os profissionais fornecendo segurança e tranquilidade na execução de tarefas no ambiente domiciliar promovendo a conscientização. Observou-se que havia necessidade de trabalhar com os pacientes internados e seus acompanhantes a escuta ativa das dúvidas e anseios relativos aos cuidados com a sonda nasoenteral e traqueostomia no domicílio, de forma a sensibilizar o entendimento sobre os cuidados. Nesse sentido, para aperfeiçoamento da atividade está em andamento a confecção de impresso para avaliação da atividade pelo paciente e acompanhante.