Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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GT PET-Saúde Milionários: Trabalho em equipe interprofissional
Ana Maria Chagas Sette Câmara, Márcia Campos, Clotilde Rocha, Antonio Carlos Santos, Bruno Antunes, Adriana Brandão, Janaína Romanhol

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) tem o trabalho como princípio educativo, porém, vai além disso, porque implica no reconhecimento do sentido da Integralidade. Visa a produção de conhecimento integrada à necessidade do serviço local, promovendo a articulação ensino-serviço e aproximando os acadêmicos do mundo do trabalho e os profissionais da Educação Permanente. Este é o relato da dinâmica de funcionamento do grupo tutorial (GT) PET-SAÚDE Milionários, que desenvolve a Pesquisa Modos de Vida Saudáveis e conta com 01 tutor/ docente, 06 preceptores/profissionais de serviço e 12 bolsistas/acadêmicos de diversos cursos área da saúde. Esta composição de profissionais e acadêmicos de diversas áreas da saúde é o ponto forte do GT, que desenvolve suas ações a partir dos princípios da educação interprofissional: treinamentos conjuntos, aprendizagens compartilhadas nas quais duas ou mais profissões aprendem juntas com e sobre as outras no sentido de promover o trabalho em equipe, desenvolver parcerias e cooperações entre os profissionais e ampliar a qualidade no cuidado. Cada preceptor é responsável pelo acompanhamento diário de uma dupla de alunos, que desenvolve 8 horas semanais de atividade no Centro da Saúde. São realizadas rodas de conversa quinzenais com todos do GT e reuniões semanais do Tutor com uma dupla de preceptores. Os alunos são avaliados pelo portfólio. O GT conta com 03 grupos de estudo, sendo cada um responsável pela análise de determinados dados da pesquisa e sua produção acadêmica. Todas as atividades são planejadas coletivamente e muitas são propostas e desenvolvidas pelos acadêmicos: eventos integrados com a comunidade, mudanças do processo de trabalho do serviço e ações de promoção de modos de vida para vários grupos e linhas de cuidado (Saúde da Criança, Saúde da Mulher; Hipertensos e Diabéticos). Um segundo projeto de pesquisa com diabéticos insulino-dependentes também foi proposto e realizado pelos acadêmicos. A nossa experiência tem demonstrado que a dinâmica de trabalho do grupo tutorial favorece a formação crítica dos futuros profissionais pela oportunidade da pesquisa e a capacitação para o trabalho em equipe é alcançada pelo desenho do grupo tutorial multiprofissional onde estão representantes das diversas profissões da saúde. Esta formação interprofissional fortalece os vínculos e a co-responsabilidade nas práticas dos serviços de saúde.