Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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HOMEOPATIA POPULAR: A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE A PARTIR DE AÇÕES PRODUTORAS DE VIDA NO COTIDIANO. Neudson Johnson Martinho; Luiz Augusto Passos.
Neudson Johnson Martinho, Luiz Augusto Passos

Resumo


A Educação em Saúde deve pautar-se em práticas dialógicas, participativas, nas quais vários saberes sejam integrados, possibilitando aos sujeitos envolvidos nesse processo de educar/educando, maior participação responsável e autônoma frente à saúde pessoal e coletiva no cotidiano de vida (REIS, 2006). Dos movimentos sociais surge então a educação popular em saúde, a qual ao mobilizar autonomias coletivas e individuais, viabiliza a alteridade entre indivíduos e movimentos na luta por direitos, ampliando a percepção coletiva quanto ao significado de cidadania e instituindo o crescimento e mudanças na vida cotidiana das pessoas (GOHN, 1992). E destes nasce à homeopatia popular como um cuidado personalizado através dos recursos existentes na natureza, onde se busca compreender a saúde como uma expressão da totalidade do organismo de uma pessoa em sua totalidade, lugar, tempo, condições e relações que estabelece consigo, com os outros e com o mundo. Este estudo qualitativo e documental, objetiva refletir sobre estratégias de construção da educação em saúde que possam contribuir para uma práxis coletiva, visando estabelecer referências para ações educativas produtoras de vida a partir das experiências existenciais vividas com a prática da homeopatia popular. Acreditamos que o mesmo se reveste de relevância social e profissional, por levar a reflexões, compreensões e apropriações de conhecimentos que poderão contribuir para construções de estratégias no que se refere a mudanças nas formas de intervenção sobre as problemáticas relacionadas à saúde, podendo gerar novas políticas de saúde ou iniciarem um movimento para, e novos conceitos quanto ao processo de saúde-doença poderão emergir, levando uma (re) aproximação das práticas formais de educação em saúde com os saberes populares, possibilitando efetivamente a integração ensino – serviço – comunidade. O lócus dessa pesquisa foi a Associação Brasileira de Homeopatia Popular (ABHP), localizada no município de Cuiabá, no Estado de Mato Grosso. Como unidade de compreensão, utilizamos documentos inerentes à prática da homeopatia popular no Brasil. Consideramos que o desvelamento dos significados e sentidos da homeopatia popular enquanto uma das inúmeras práticas de educação popular que constrói socialmente a saúde poderá ser um movimento de (re) construção da percepção do processo de saúde doença e visão do cuidado humano como conseqüência do envolvimento do ser – no – mundo em sua totalidade existencial numa perspectiva coletiva produtora de vida com qualidade.