Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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IDEOLOGIA E CULTURA NA PRÁTICA DOCENTE: A TUTORIA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DO UNIFESO
Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas d Silva, Neiva Maria Picinini Santos

Resumo


Resumo: O Curso de Graduação em Enfermagem é desenvolvido através do currículo integrado, com metodologias ativas. O objeto de estudo, é a transmissão ideológico-cultural na prática do docente em tutoria na formação do enfermeiro do Unifeso. Os objetivos são: descrever a prática do docente em tutoria no Curso de Graduação em Enfermagem do Unifeso; analisar a transmissão ideológico-cultural na prática da tutoria no Curso de Graduação em Enfermagem do Unifeso; discutir a prática da tutoria na formação do enfermeiro. O referencial teórico-metodológico se baseia nos conceitos de ideologia, cultura, e hermenêutica de profundidade de J. Thompson. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo cenário é o centro universitário privado/Unifeso-Teresópolis/RJ, com autorização do uso do nome. Os sujeitos são os tutores, que atuam do 1º ao 7º períodos. No oitavo o estudante não mais se insere em tutorias, ele se encontra no internato. O tutor não depende do preparo específico da profissão excluindo-se aqueles que não aceitam participar ou se encontram de férias ou de licenças médicas. Os procedimentos ético-legais são atendidos conforme a Resolução n.º 196/96 (CNS). Para iniciar a investigação de campo, o estudo foi apresentado ao Comitê de Ética de Pesquisa (CEP), da instituição de ensino, sendo aprovado sob o n.º547-10. Para a coleta de dados recorre-se à entrevista não diretiva, relatórios e avaliações tutoriais. A análise atende à transcrição na íntegra e leitura flutuante das entrevistas, agrupamentos das falas por semelhança, com articulação ao referencial teórico-metodológico desenvolvido por Thompson (2002), ou seja, a Hermenêutica de Profundidade (HP), e a autores que tratam da temática. Concluindo os dados apurados já apontam para a produção de formas simbólicas sejam: as falas, os gestos e posturas adotadas que sendo ideológicas suscitam relações de dominação e de poder. Porém, são assimétricas e desiguais porque adquirem um poder de valorização e consideram-se por esse motivo fenômenos significativos. Em três vias de comunicação se processam como: o meio técnico pelo qual a forma simbólica é produzida e transmitida, o que permite certo grau de fixação e reprodução de conteúdo das formas simbólicas - a tutoria; o aparato institucional que garante o seu desenvolvimento e progressão, apresentado pelo curso de graduação em enfermagem e o distanciamento espaço-temporal do local de criação a espaços e tempos diferentes, a campos de prática no decurso da formação. Descritores: Cultura, Estudantes, Tutoria, Enfermagem.