Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Incubadora de EAD
Sueli Rodrigues de Sousa, Nilton Bahlis dos Santos, Alberto de Francisco, Maria João Spilker, Silvia Magalhaes Costa, Rodrigo Vieira Ribeiro, David Soeiro Barbosa, Pedro Gabriel Valle

Resumo


Caracterização do problema: A Linha de Pesquisa Educação em Ambientes Virtuais do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Culturas, Práticas Interativas e Inovação em Saúde, do NEXT/ICICT/FIOCRUZ, desenvolve pesquisas e atividades de educação usando recursos interativos e de EAD; uso de ambientes virtuais para Educação não Formal; formação de Recursos Humanos e o uso da web 2.0 em práticas acadêmicas, em particular na área de Saúde. Uma de suas atividades é a criação de uma Incubadora de Cursos que permita a construção de metodologias e estratégias para incubação e criação de cursos e dispositivos para sustentação de seus projetos como hospedar curso de parceiros e ajudar a organizá-los, dando, no início, suporte técnico, pedagógico e infraestrutura e objetiva a implantação de EAD no Icict, na Fiocruz e no SUS. Descrição da experiência: No início foi primordial criação de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), onde o Moodle assumia a liderança. Hoje as atividades lançam mão de recursos disponíveis na Internet.Efeitos alcançados: Foram montados dois cursos usando metodologias distintas: Introdução a EAD em Educação Não-Formal que usa um AVA através do Moodle - apesar de não estar restrito a ele - e o Andando nas Nuvens que se estrutura em programas existentes na Internet, dispensando a existência de um ambiente previamente estruturado. O projeto prevê ainda a participação em diversas atividades de experimentação e outras modalidades de formação como: utilização de grupos e comunidades virtuais em apoio a cursos presenciais; utilização do ambiente Moodle como apoio a atividades em curso do PPGICS; uso de tecnologias Web na realização de Bancas de Mestrado (transmissão na Internet e participação de membro da Banca em outra cidade); utilização de Facebook em cursos de Pós; organização e implantação de tecnologias em larga escala na instituição como uso do Skype no Icict - em discussão.Recomendações: Apesar de ser um processo ainda em construção a demanda para os cursos é crescente a cada edição por parte de unidades da Fiocruz e do SUS. Alguns setores do ICICT (Banco de Leite e Curso da BVS) demonstraram interesse na utilização da Incubadora de cursos mas os projetos ainda não se concretizaram por falta de recursos. Atualmente temos demandas neste sentido do IOC, do Farmanguinhos e da Direh. As perspectivas para uma incubadora que consiga suprir estas demandas e necessidades são extensas e merecem maior prioridade para obter uma melhor efetividade.