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Educação em saude na estratégia sala de espera: percepções do graduando em enfermagem em um serviço especializado
Resumo
Caracterização do problema: Um ambulatório de tratamento da doença renal crônica (DRC) em um hospital universitário vem construindo seu modelo operativo buscando o aperfeiçoamento do cuidado. Habilitar trabalhadores em saúde para práticas e estratégias que favoreçam a apropriação de conhecimentos por parte da população foi compreendido como elemento fundamental para interferência no processo saúde doença. Com a orientação de professor e preceptor um trabalho voltado para a educação em saúde em serviço especializado foi desenvolvido em parceria entre graduandos e residentes de enfermagem. Descrição da experiência: Atividades educativas na sala de espera eram conduzidas por residentes de enfermagem com uso do álbum seriado. A aplicação de um jogo de perguntas e respostas, construido com linguagem popular, foi iniciada a partir da proposta da graduanda. O jogo tem como objetivo dinamizar a troca de experiências. Após alguns meses foi observado que aqueles que participaram da atividade uma vez, ao retornar ao ambulatório respondem grande parte das perguntas abordadas e contribuem com a sensibilização de novos usuários para o cuidado com sua saúde. Efeitos alcançados: Além dos benefícios na apreensão de novos conhecimentos por parte dos usuários do serviço, a ação qualificou a formação da graduanda, que obteve melhoria na capacidade de comunicação; domínio nos trabalhos apresentados na forma de seminário, visão critica acerca do funcionamento das unidades de saúde, habilidade na elaboração de programas voltados para educação popular, aumento da confiança e amadurecimento. Os residentes de enfermagem tiveram oportunidade de desenvolver habilidades no campo da educação profissional em saúde. Recomendações: A aproximação entre graduandos e profissionais residentes em serviços de saúde deve ser estimulada nos serviços de saúde. Sua existência aproxima o graduando de seu futuro espaço profissional e habilita profissionais recem formados para a atuação como futuros preceptores em serviços onde futuramente estarão inseridos.