Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Educação em saude na estratégia sala de espera: percepções do graduando em enfermagem em um serviço especializado
Michellen Silva Sampaio, Denise Rocha Raimundo, Lidiane Passos Cunha, Gesiane Pires Ivo, Maria Clara Zampirolli, Raquel Bregman, Frances Valéria Costa Silva

Resumo


Caracterização do problema: Um ambulatório de tratamento da doença renal crônica (DRC) em um hospital universitário vem construindo seu modelo operativo buscando o aperfeiçoamento do cuidado. Habilitar trabalhadores em saúde para práticas e estratégias que favoreçam a apropriação de conhecimentos por parte da população foi compreendido como elemento fundamental para interferência no processo saúde doença. Com a orientação de professor e preceptor um trabalho voltado para a educação em saúde em serviço especializado foi desenvolvido em parceria entre graduandos e residentes de enfermagem. Descrição da experiência: Atividades educativas na sala de espera eram conduzidas por residentes de enfermagem com uso do álbum seriado. A aplicação de um jogo de perguntas e respostas, construido com linguagem popular, foi iniciada a partir da proposta da graduanda. O jogo tem como objetivo dinamizar a troca de experiências. Após alguns meses foi observado que aqueles que participaram da atividade uma vez, ao retornar ao ambulatório respondem grande parte das perguntas abordadas e contribuem com a sensibilização de novos usuários para o cuidado com sua saúde. Efeitos alcançados: Além dos benefícios na apreensão de novos conhecimentos por parte dos usuários do serviço, a ação qualificou a formação da graduanda, que obteve melhoria na capacidade de comunicação; domínio nos trabalhos apresentados na forma de seminário, visão critica acerca do funcionamento das unidades de saúde, habilidade na elaboração de programas voltados para educação popular, aumento da confiança e amadurecimento. Os residentes de enfermagem tiveram oportunidade de desenvolver habilidades no campo da educação profissional em saúde. Recomendações: A aproximação entre graduandos e profissionais residentes em serviços de saúde deve ser estimulada nos serviços de saúde. Sua existência aproxima o graduando de seu futuro espaço profissional e habilita profissionais recem formados para a atuação como futuros preceptores em serviços onde futuramente estarão inseridos.