Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Estratégias de acesso e acolhimento em oncologia: Um olhar sob o prisma do Serviço Social
Fabiana Felix Ribeiro, Simone Monteiro Dias, Ana Celina Muiniz de Oliveira, Marcele Gulão Pimentel

Resumo


Caracterização do problema: Este relato de experiência visa o compartilhamento de estratégias construídas no ano de 2008 pelo Serviço Social do HCI / INCA localizado na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de ampliar o alcance ao contingente de usuários matriculados na instituição para tratamento, no sentido de garantir o atendimento o mais precocemente possível sobre os direitos sociais da pessoa com câncer. Entendendo que diante das dificuldades de ordem econômica, social e familiar, enfrentadas pelos usuários para o acesso e continuidade do tratamento, esses recursos se tornam muitas vezes determinantes para que o tratamento de fato aconteça. Para isso, buscamos redefinir o processo de trabalho de modo a promover mais ações de acolhimento e de participação, implicando usuários, serviços e profissionais na melhoria da qualidade da assistência. Descrição da experiência: A experiência foi construída com base em dois eixos: O atendimento ambulatorial através da busca ativa de usuários matriculados nas três maiores clínicas da instituição e o trabalho de grupo, numa perspectiva coletiva de abordagem sobre os direitos sociais, as formas de acessá-los, tendo como parâmetro o exercício da cidadania e o controle social em saúde. Estes eixos se inserem em um processo de trabalho mais amplo, que engloba a atuação em ambulatório geral e em enfermaria. Com eles se torna possível atender um maior número de usuários com qualidade, desde a matrícula até a definição do tratamento e sua conclusão, sendo viável o acompanhamento das questões que venham a interferir nesse processo, garantindo uma margem de condições e de tempo para a construção de respostas mais rápidas para a solução de problemas. Efeitos alcançados: Os efeitos desta proposta de trabalho foram percebidos por usuários e equipes de saúde, pois conferiram maior visibilidade sobre a natureza do trabalho do Serviço Social na saúde. As rotinas institucionais e a dinâmica da ocupação dos leitos sofreram alterações significativas que se justificam pela melhor informação e comunicação entre profissionais, usuários e instituição. No que se refere aos usuários verificamos uma maior apropriação de informações e autonomia em relação a sua participação nas decisões sobre o tratamento, com maior interação sobre os assuntos que dizem respeito a sua saúde e efetivação do acesso aos direitos sociais. Recomendações: Essas ações além de ampliarem a informação, a comunicação e a participação dos usuários no seu próprio tratamento também possibilitaram uma maior interação dos profissionais de saúde com as questões trazidas pelos usuários, na medida em que este usuário passa a exercer um papel de participação ativa na sua relação com a instituição e consequentemente com as políticas públicas de modo geral. Palavras-chave: direitos sociais, câncer, informação, comunicação, participação, Serviço Social.