Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPERIÊNCIAS EMANCIPADORAS NO ENSINO DE PARASITOLOGIA: IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
Lourdes Dantas Francesco, Lourdes Dantas Francesco, Diego Paschoa Trindade, Paula Monsores Brenandi, Thais Peniche Nunes, Tuanny Lanzellotti Marra, Elisangela Magalhães Lima, Roberta Fernandes Louzada, Elvino Castro Santana, Maria Carmo Ferreira

Resumo


O ensino na área da saúde padece de longa data do tecnicismo, da forte biologização dos conteúdos, selecionados como significativos à formação profissional. Uma das formas de pensar em ensino emancipador é valorizar a articulação com a Extensão Universitária. O presente projeto integra ações de diversas naturezas de forma a criar e desenvolver estratégias educativas com intervenções científico-pedagógicas contribuindo para a formação do profissional consciente de seu potencial transformador do ambiente onde vive. Desenvolve-se através da Disciplina de Parasitologia, ministrada durante o segundo período do Curso de Graduação em Enfermagem. Nesta oportunidade, o acadêmico, pode prematuramente experienciar vivências relativas a sua atuação profissional. Inclui além das aulas teóricas e práticas, a leitura complementar de artigos científicos em estudos dirigidos e a elaboração e montagem de uma Feira de Prevenção das Parasitose. Esta feira é o diferencial que coloca o aluno em xeque com uma comunidade. Nesta oportunidade é oferecido aos graduandos um tema em parasitologia que será aprofundado em um contexto atualizado e dinâmico, onde são estimulados a pensar soluções diante da realidade da comunidade alvo. A metodologia inclui trabalho de equipes com orientação desenvolvida pelo docente responsável bem como por meio de um grupo de monitores. Os acadêmicos atuam na construção do conhecimento e elaboração da atividade. Criando estratégias educativas de prevenção de parasitoses, elaborando um folder com as informações e medidas preventivas e efetivar a apresentação destas estratégias para a comunidade. Ao final do período a equipe é orientada a escrever um artigo cientifico nas normas da Revista de Patologia Tropical. Neste artigo a equipe descreve a experiência vivenciada confrontando os resultados com a literatura. São selecionados os melhores artigos, incentivando a publicação. Ao final de cada período é realizada a avaliação das atividades desenvolvidas pela disciplina sendo utilizado um instrumento com perguntas abertas. Analisadas, as respostas fornecem o feedback a novas práticas. O ensino diferenciado, proporciona aos alunos, profissionais de saúde em formação, oportunidade de introduzir a prática da extensão e idéias inovadoras na didática, aproveitando suas sugestões e críticas. Proporciona a todos, discentes, docentes e comunidade, a ampliação das perspectivas na medida em que permite vivenciar os resultados em um trabalho integrado.