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EXPERIÊNCIAS EMANCIPADORAS NO ENSINO DE PARASITOLOGIA: IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
Resumo
O ensino na área da saúde padece de longa data do tecnicismo, da forte biologização dos conteúdos, selecionados como significativos à formação profissional. Uma das formas de pensar em ensino emancipador é valorizar a articulação com a Extensão Universitária. O presente projeto integra ações de diversas naturezas de forma a criar e desenvolver estratégias educativas com intervenções científico-pedagógicas contribuindo para a formação do profissional consciente de seu potencial transformador do ambiente onde vive. Desenvolve-se através da Disciplina de Parasitologia, ministrada durante o segundo período do Curso de Graduação em Enfermagem. Nesta oportunidade, o acadêmico, pode prematuramente experienciar vivências relativas a sua atuação profissional. Inclui além das aulas teóricas e práticas, a leitura complementar de artigos científicos em estudos dirigidos e a elaboração e montagem de uma Feira de Prevenção das Parasitose. Esta feira é o diferencial que coloca o aluno em xeque com uma comunidade. Nesta oportunidade é oferecido aos graduandos um tema em parasitologia que será aprofundado em um contexto atualizado e dinâmico, onde são estimulados a pensar soluções diante da realidade da comunidade alvo. A metodologia inclui trabalho de equipes com orientação desenvolvida pelo docente responsável bem como por meio de um grupo de monitores. Os acadêmicos atuam na construção do conhecimento e elaboração da atividade. Criando estratégias educativas de prevenção de parasitoses, elaborando um folder com as informações e medidas preventivas e efetivar a apresentação destas estratégias para a comunidade. Ao final do período a equipe é orientada a escrever um artigo cientifico nas normas da Revista de Patologia Tropical. Neste artigo a equipe descreve a experiência vivenciada confrontando os resultados com a literatura. São selecionados os melhores artigos, incentivando a publicação. Ao final de cada período é realizada a avaliação das atividades desenvolvidas pela disciplina sendo utilizado um instrumento com perguntas abertas. Analisadas, as respostas fornecem o feedback a novas práticas. O ensino diferenciado, proporciona aos alunos, profissionais de saúde em formação, oportunidade de introduzir a prática da extensão e idéias inovadoras na didática, aproveitando suas sugestões e críticas. Proporciona a todos, discentes, docentes e comunidade, a ampliação das perspectivas na medida em que permite vivenciar os resultados em um trabalho integrado.