Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO E REORIENTAÇÃO DO MODELO ASSISTENCIAL DA SAÚDE
Alba Alves Vilela, Nivea Maria Silveira Almeida

Resumo


O presente trabalho se constitui num projeto de dissertação do Mestrado em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. A necessidade de reorientação do modelo assistencial da saúde é notável na atual sociedade. Para tanto, se faz importante uma transição tecnológica do processo de trabalho, evidenciando o uso de tecnologias leves em detrimento do uso de tecnologias leve-duras e duras. Portanto, a formação do profissional de saúde precisa ser repensada, de modo a preparar os profissionais, inclusive enfermeiros, para operarem essas almejadas mudanças no modelo assistencial hegemônico. A metodologia propõe um trabalho qualitativo, utilizando a técnica de grupo focal para coleta de dados junto a docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem da UESB. A análise de Conteúdo de Bardin, será o aporte para tratamento dos dados. Os objetivos do estudo são: analisar a articulação entre a formação do enfermeiro e a reorientação do modelo de atenção à saúde, do ponto de vista da transição tecnológica; averiguar a percepção crítica de docentes e discentes acerca do modelo de atenção hegemônico; compreender a noção que discentes e docentes trazem acerca do papel da transição tecnológica na reorientação do modelo assistencial; identificar as metodologias utilizadas pelos docentes no que diz respeito ao ensino referente à correlação dos núcleos tecnológicos do processo de trabalho (transição tecnológica) para reorientação do modelo assistencial hegemônico. Pretende-se, portanto, obter resultados que contribuam com as reflexões acerca da formação do enfermeiro, no que diz respeito à sua contribuição com a melhoria do sistema de saúde brasileiro.