Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: espaço para aprender e ensinar a fazer
Rubia Geovana Smaniotto Gehlen, Marinês Tambara Leite

Resumo


A arte do cuidar exige, além de habilidades e competências, conhecimento teórico-prático para ter efetividade e resolutividade em suas ações. Embora o cuidar seja a essência da enfermagem, todas as profissões da área da saúde, de algum modo, exercem ações de cuidado. Desta forma, almeja-se que todos os trabalhadores deste setor tenham conhecimento para desenvolver seus afazeres evitando riscos para a vida e saúde do indivíduo que recebe o cuidado. Este trabalho tem objetivo de relatar a vivência ocorrida durante o desenvolvimento das atividades práticas em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). No decorrer desse período foram realizadas atividades que compreendiam cuidados de enfermagem aos idosos acamados, pela fragilidade, e tarefas de lazer e socialização aos moradores. Nessas ocasiões, identificou-se que, dentre os trabalhadores da ILPI, havia somente uma técnica de enfermagem, sendo as demais cuidadoras com restritos conhecimentos na área de geriatria e gerontologia, necessários para as práticas de cuidado a população de moradores da instituição. Em uma avaliação inicial, constatou-se que os idosos acamados possuíam úlceras por pressão (UP) que variavam de grau I a III. Este fato devia-se, em parte, pelo desconhecimento dos cuidadores sobre as práticas de prevenção de UP e das formas de tratamento das mesmas. Nesse contexto, os acadêmicos expuseram os anseios e receios e propuseram a realização de uma capacitação, destinada aos funcionários, sobre lesões de pele. A proposta foi aceita, com satisfação, pela diretora e cuidadores, uma vez que eles também almejavam maiores conhecimentos. Esta iniciativa trouxe efeitos positivos no âmbito profissional desses trabalhadores, expressos pelo interesse e participação. Além disso, sanaram suas dúvidas e se apoderaram de conhecimentos socializados pelos acadêmicos, colocando-os em prática nas suas ações de cuidado junto aos idosos. Percebeu-se melhora significativa no cuidado prestado, a regressão das UP já existente e, também, maior prevenção, que foi o foco da capacitação. Considera-se que o aprender e o ensinar a fazer estão associados, refletindo a importância da educação permanente a profissionais, no sentido de qualificar e ampliar o cuidado prestado, visando à melhoria da saúde e qualidade de vida daqueles que dependem de atenção em saúde.