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Instrumento para Avaliação das Necessidades de Educação Permanente dos Gerentes da APS Santa Marcelina
Resumo
Introdução: A Atenção Primária a Saúde – APS Santa Marcelina, instituição parceira da Prefeitura do Município de São Paulo, atua em consonância com os princípios do SUS, sendo assim, busca superar seus principais desafios, tendo como pano de fundo as políticas de saúde vigentes no cenário brasileiro, dentre os quais está o desenvolvimento de pessoas para atuarem neste contexto. Esta pesquisa destaca a necessidade de continuidade da formação de pessoas que gerenciam os serviços de saúde. A Gestão Estratégica de Pessoas da APS Santa Marcelina está organizada como um sistema que oportuniza a Movimentação, a Valorização e o Desenvolvimento de Pessoas com ênfase no alinhamento do perfil de competências. A relevância desta pesquisa destaca-se pela oportunidade de contribuição das lideranças, quanto às suas necessidades de educação permanente em saúde – EPS no âmbito das Unidades Assistenciais. Objetivo: Elaborar um instrumento para identificação das necessidades de Educação Permanente voltado para as lideranças da APS Santa Marcelina. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter experimental visando a criação, pelos profissionais da Área de Desenvolvimento de Pessoas, de um instrumento de caracterização do perfil profissional dos gerentes das unidades de saúde vinculadas à APS Santa Marcelina, com uma parte voltada para o levantamento do que eles consideram como necessidades de EPS a serem desenvolvidas. Resultados: Chegou-se a um questionário semi-estruturado, contemplando 7 questões fechadas, 6 voltadas à formação e experiência do profissional enquanto gerente da APS e uma questão contemplando 15 temáticas relacionadas às Políticas Públicas de Saúde e Institucionais da APS Santa Marcelina a serem respondidas por ordem de prioridade, uma vez que as políticas citadas não se sobrepõe, tendo caráter complementar umas as outras. O questionário encerra-se com duas perguntas abertas onde o gestor pode sugerir outras temáticas não contempladas e propostas quanto à forma de viabilizar futuras atividades pedagógicas. Considerações finais: Chegou-se a construção de um instrumento que contempla o reconhecimento da formação do gerente da APS Santa Marcelina, assim como projeta a possibilidade de estabelecer prioridades no planejamento das ações de EPS, uma vez que se analisada a percepção do gestor teremos a proporção das temáticas divididas por grau de interesse ou necessidades levantadas pelo instrumento.