Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Instrumentos de avaliação formativa e de intervenção utilizados para alunos do curso de Medicina com a intenção de diagnóstico da aprendizagem.
Marisa Laporta Chudo

Resumo


O principal objetivo do ensino é a aprendizagem. Aprendizagem esta que seja formativa e que possa contribuir com as transformações sociais. Os alunos do curso de Medicina durante o estágio se utilizam de competências e das habilidades aprendidas. Espera-se que acolhimento e humanização aos pacientes sejam duas primícias básicas no processo de aprendizagem. Mas como todo processo exige relações, deve-se perguntar: quem é este aluno? Quem é este professor? Como se dará a aprendizagem individual e em grupo? Como avaliar? Minha experiência como docente sempre apresentou alunos motivados, interessados e ativos, e outros desinteressados, desmotivados e passivos. Para diagnóstico ou avaliação processual destes alunos foram utilizados alguns instrumentos: narrativas, portfólios, reflexões; e instrumentos de intervenção: Feedback instrumentalizado com diálogo e afeto. Primeiramente foram disparadas atividades relacionadas ao estágio e após foi utilizado instrumentos de reflexão para que os alunos através de seus registros mostrem suas dúvidas, seus anseios, suas contrariedades diante da realidade vivenciada. Com análise destes instrumentos partiu-se para o feedback. No encontro do diálogo mostraram suas necessidades, seus problemas e por vezes suas condições de vida. Aprendi a observar e ouvir. Alunos perceberam que o professor está tentando ajudá-lo e com isso sentiram-se mais seguros, espontâneos e participativos. Para mim enquanto docente ajudou-me a corrigir erros e fazer novos planejamentos. Com isto houve uma melhora na qualidade do ensino e da aprendizagem, bons relacionamentos, entusiasmo e participação. Superação. Como principal resultado percebeu-se que uma vez que o aluno sente-se respeitado e permanece ativo, ele melhora seu relacionamento com os colegas, com a equipe multidisciplinar e com os pacientes, consequentemente na Humanização e transformação da realidade propondo intervenções. No processo ensino-aprendizagem as avaliações processuais para diagnóstico e as intervenções de feedback com diálogo e afeto resultam numa aprendizagem significativa e formativa.