Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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IMPACTO DOS PROBLEMAS VOCAIS PARA PROFESSORES
Rafaela Menegol

Resumo


As dificuldades vocais referidas por professores é um problema de saúde do trabalhador indicado por diferentes estudos e pauta frequente nas agendas sindicais de proteção a saúde do trabalhador. Esta revisão expõe estudos em relação a dificuldades, cuidados e terapias vocais para os professores. Para isto, apenas artigos publicados no Scielo foram utilizados devido ao alto grau de conceito que possuem na CAPES. Com os descritores fonoaudiologia e professores encontrou-se 412 artigos, em seguida usou-se o filtro com os descritores voz dos professores, cuidados vocais e terapia vocal, assim restaram 108 artigos. Em seguida foi realizada leitura flutuante, que indicou 5 artigos que respondiam qualitativamente aos descritores. A partir destes artigos pode-se compreender que distúrbios da voz têm impacto na vida dos professores em âmbito profissional e pessoal, podendo fazê-los se sentir limitados no exercício da profissão. Para que esta limitação seja abolida, as ações devem incluir questões além do profissional, deve-se dar informações e orientações quanto a saúde preventiva, fatores de risco, programas de aprimoramento vocal, para que assim o professor possa conhecer, perceber e lidar com o processo saúde-doença com conhecimento. Pois professores, em sua maioria, aderem às orientações para melhora da saúde vocal; e estes se bem informados, terão boa saúde vocal e melhor qualidade de vida o que refletirá no ensino.