Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO UFRGS E DISTRITO GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL: A DISCIPLINA PRÁTICAS INTEGRADAS DE SAÚDE I
Roberta Alvarenga Reis, Alcindo Antonio Ferla, Alex Branco Fraga, Alzira Maria B. Lewgoy, Maurem Ramos, Brunah de Castro Brasil, Gema C. Piccinini, Jacqueline Oliveira Silva, Luciana Laureano Paiva, Márcio Hoff, Stela N. Meneguel, Míriam T. G. Dias, Rafael Diehl, Ramona F. C. Toassi, Simone M. Paulon

Resumo


O projeto, vinculado à Coordenadoria de Saúde (Coorsaúde), da pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como objetivo proporcionar a integração da universidade (docentes, técnicos e discentes) com os atores do distrito (gestores, profissionais de saúde, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde) em uma proposta inovadora denominada Atividade de Ensino Práticas Integradas de Saúde. Esta atividade deverá ser oferecida em três módulos semestrais, proporcionando a inserção precoce e a vivência da realidade em cenários de práticas multiprofissionais e interdisciplinares no Sistema Único de Saúde (SUS). Participam desta proposta docentes da universidade representando os cursos de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social. Também constituem o grupo os colaboradores técnicos-administrativos em educação, vinculados às comissões de graduação (COMGRAD) da Fonoaudiologia e da Coorsaúde, além de um bolsista de pós-doutorado. No decorrer do ano de 2010 e 2011 foram realizadas reuniões de planejamento, rodas de conversa, seminários teóricos, vivências no ambiente virtual de aprendizagem do Observatório de Tecnologias em Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS), visitas às unidades básicas de saúde (UBS) e da estratégia de saúde da família (ESF) deste distrito sanitário, bem como a sensibilização dos coordenadores das unidades quanto à proposta, identificando aqueles que tiveram interesse em acolher a disciplina. As atividades realizadas neste período proporcionaram a integração entre os professores dos diferentes cursos da área da saúde, a construção conjunta do plano de ensino da primeira etapa deste projeto e o conhecimento inicial da estrutura e funcionamento do distrito. Conclui-se que, de um modo geral, o projeto possibilitou a todos os participantes um compartilhamento de experiências e saberes, um espaço de reflexão e construção de um novo olhar sobre a formação em saúde, a interação com a gerência distrital e as equipes multiprofissionais destas unidades de saúde, o conhecimento inicial do território, as características das comunidades atendidas e a identificação das demandas de atenção em saúde de cada localidade. A primeira turma será oferecida em 2012/1, com a participação de acadêmicos e docentes de 9 cursos de graduação, distribuídos em seis territórios.