Tamanho da fonte:
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO UFRGS E DISTRITO GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL: A DISCIPLINA PRÁTICAS INTEGRADAS DE SAÚDE I
Resumo
O projeto, vinculado à Coordenadoria de Saúde (Coorsaúde), da pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como objetivo proporcionar a integração da universidade (docentes, técnicos e discentes) com os atores do distrito (gestores, profissionais de saúde, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde) em uma proposta inovadora denominada Atividade de Ensino Práticas Integradas de Saúde. Esta atividade deverá ser oferecida em três módulos semestrais, proporcionando a inserção precoce e a vivência da realidade em cenários de práticas multiprofissionais e interdisciplinares no Sistema Único de Saúde (SUS). Participam desta proposta docentes da universidade representando os cursos de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social. Também constituem o grupo os colaboradores técnicos-administrativos em educação, vinculados às comissões de graduação (COMGRAD) da Fonoaudiologia e da Coorsaúde, além de um bolsista de pós-doutorado. No decorrer do ano de 2010 e 2011 foram realizadas reuniões de planejamento, rodas de conversa, seminários teóricos, vivências no ambiente virtual de aprendizagem do Observatório de Tecnologias em Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS), visitas às unidades básicas de saúde (UBS) e da estratégia de saúde da família (ESF) deste distrito sanitário, bem como a sensibilização dos coordenadores das unidades quanto à proposta, identificando aqueles que tiveram interesse em acolher a disciplina. As atividades realizadas neste período proporcionaram a integração entre os professores dos diferentes cursos da área da saúde, a construção conjunta do plano de ensino da primeira etapa deste projeto e o conhecimento inicial da estrutura e funcionamento do distrito. Conclui-se que, de um modo geral, o projeto possibilitou a todos os participantes um compartilhamento de experiências e saberes, um espaço de reflexão e construção de um novo olhar sobre a formação em saúde, a interação com a gerência distrital e as equipes multiprofissionais destas unidades de saúde, o conhecimento inicial do território, as características das comunidades atendidas e a identificação das demandas de atenção em saúde de cada localidade. A primeira turma será oferecida em 2012/1, com a participação de acadêmicos e docentes de 9 cursos de graduação, distribuídos em seis territórios.