Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL: HISTÓRIA CONTADA POR DOCENTES
Jouhanna do Carmo Menegaz, Daiana Kloh, Rode Dilda Machado da Silva, Dóris Gomes, Maria Itayra Coelho de Souza Padilha, Mirian Susskind Borenstein

Resumo


Introdução: mudanças sociais tem demandado que se transcenda o olhar disciplinar e se paute a formação em saúde numa perspectiva mais ampla e integradora,assim,as escolas vem passando por uma série de transformações conceituais,ideológicas e práticas que dentre outros canais, manifestam-se no discurso e no projeto político pedagógico dos cursos. Objetivo: compreender o entendimento dos coordenadores de curso acerca da interdisciplinaridade e desvelar a percepção destes acerca de sua manifestação. Método: pesquisa qualitativa sócio histórica realizada com coordenadores dos cursos de enfermagem,medicina e odontologia que atuaram no período de 2001-2011 de uma universidade do sul do Brasil,totalizando seis participantes.A coleta de dados ocorreu por entrevista e análise documental dos projetos político pedagógicos.Para análise dos dados utilizou-se a proposta operativa de Minayo (2010).O projeto foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal de Santa Catarina sob o parecer n. 2297. Resultados: as discussões conceituais acerca da interdisciplinaridade parecem ter permeado ao mesmo tempo os três cursos acompanhadas pelo debate da reorientação da formação que adquiriu força com a vigência do Sistema Único de Saúde e publicação das diretrizes curriculares.Apenas o curso de enfermagem expressa o seu conceito de interdisciplinaridade no seu projeto político pedagógico,e apresenta menor resistência à ideia,entretanto,relata as mesmas dificuldades de implantação dos demais, fazendo com que ecoe na voz dos coordenadores uma percepção de utopia e divergência conceitual passando da prática ao princípio da interdisciplinaridade.A lógica disciplinar,a departamentalização e as relações de poder entre as categorias profissionais também aparecem como entrave percebido para o sucesso de ações interdisciplinares. Conclusão: o distanciamento da interdisciplinaridade reside no grau aceitação e no número de experiências nesta direção,apesar todos os cursos denominaram seus currículos como integrados. A interdisciplinaridade na prática ainda se trata de um processo nos cursos pesquisados. As políticas indutoras de reorientação da formação foram às grandes responsáveis pela assunção da interdisciplinaridade no discurso e na prática e de que estas,apesar de inovadoras e já com indícios positivos,não se constituíram de consenso entre os docentes.Estudos que levantassem indicadores acerca das mesmas seriam relevantes para a compreensão e acompanhamento deste processo de mudança. Referência MINAYO, M. C. S. O desafio do Conhecimento. 10 ed. São Paulo: HUCITEC, 2010.