Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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IMPORTÂNCIA DA CLASSE HOSPITALAR NA RECUPERAÇÃO DA CRIANÇA/ADOLESCENTE HOSPITALIZADO
Lucinéia Braga de Oliveira Magalhães, Ana Cristina Santos Duarte

Resumo


O serviço de Classe Hospitalar é uma modalidade de atendimento pedagógico às crianças/adolescentes que estão impossibilitados de freqüentarem regularmente sua escola de origem, por se encontram hospitalizados. O estudo tem como objetivos: (1) Estabelecer a relação entre atividades desenvolvidas na classe hospitalar (educação) e o processo de recuperação (saúde) das crianças/adolescentes hospitalizados; (2) Analisar a existência de elementos que favoreçam a pertença social e o processo de educação inclusiva humanizada; e (3) Conhecer o atendimento às crianças e adolescentes hospitalizados acompanhados no serviço da classe hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como campo de coleta dos dados as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no município de Salvador-BA e, como campo empírico a Classe hospitalar do Hospital da Criança (HC). Os sujeitos da pesquisa estão distribuídos em três grupos, a saber: Trabalhadores em saúde (Grupo I), Acompanhantes das crianças (Grupo II) e, Crianças/Adolescentes hospitalizados (Grupo III). Para a coleta de dados, propomos a técnica da Entrevista e Observação sistemática (fonte primária) Análise Documental (fonte secundária) sendo que a sistematização e análise dos dados será mediante a utilização do método de Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin. Por se tratar de um estudo qualitativo que envolve seres humanos, o mesmo foi encaminhado e aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Portanto, temos com este estudo o propósito de estabelecer uma reflexão sobre a relação entre práticas de saúde e práticas educativas junto a criança e o adolescente hospitalizado e, suas necessidades de garantia legal do tratamento de saúde sem ameaças de reprovações e ou distanciamentos da aprendizagem