Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTERIORIZAÇÃO DO INTERNATO MÉDICO EM SAÚDE COLETIVA
Milca Lopes Oliveira, Hilton Luís Alves Filho, Paola Mayumi Inagaki, Maria de Fatima Pires Totti

Resumo


OBJETIVO Analisar o impacto do processo de Interiorização do internato médico em saúde coletiva. METODOLOGIA Estudo exploratório com dados coletados de Relatórios acadêmicos, preceptores e tutora durante o ano de 2010. RESULTADOS Foram analisados 81% dos Relatórios acadêmicos, Relatórios dos preceptores e o Relatório da tutora. Impacto na ótica dos alunos: troca de aprendizado preceptores-acadêmicos, aplicação de conhecimentos teóricos, autonomia do aluno, conhecimento do usuário e comunidade, união das equipes, integralidade do atendimento; na ótica dos preceptores: a ajuda dos acadêmicos na resolução de casos, na liderança das ações educativas, o alcance das metas da equipe, a aprovação da população em relação ao atendimento pelos acadêmicos, a importância do trabalho em equipe e da intersetorialidade; na ótica da tutora: despertar para a estratégia de saúde da família, maior motivação para o internato no interior, empatia com o usuário. Dificuldades: insatisfação com a logística, referência/contrarreferência, grande demanda de consultas reduzindo o tempo de discussão de casos. Sugestões preceptor direcionar demanda para atendimento pelos acadêmicos delegando maior responsabilidade; discutir casos baseados na literatura; participação ativa nas visitas domiciliares; grupos tira-dúvidas para adolescentes; bate-papos semanais com a equipe, ampliar os estágios para outras áreas e maximizar momentos de educação permanente. CONCLUSÃO A IIMSC mostra-se como uma ação inovadora por trazer diversificação de cenários de aprendizagem e vem contribuindo para a formação do perfil de médico generalista e de consciência social dos problemas de saúde da comunidade e da rotina das equipes de saúde da família.