Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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MONITORES FACILITADORES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA
Maria Anunciação Silva, Monique Silva Dias

Resumo


DIAS, Monique da Silva [1] SILVA, Maria da Anunciação [2] Trata-se de um relato de experiência de um projeto de monitoria desenvolvido com os alunos da Disciplina Saúde Coletiva I do Curso de Graduação em Enfermagem do Departamento Interdisciplinar do Pólo Universitário de Rio das Ostras/UFF. O conhecimento dos conteúdos de saúde coletiva nem sempre é assimilado de forma tranquila pelos alunos, pois eles têm dificuldade de visualizarem a aplicabilidade prática dos temas abordados em sala de aula. Por isso, dentre as atividades da monitora, incluímos a discussão mais aprofundada sobre a atividade de educação em saúde, por ser a mesma considerada primordial para a prática do enfermeiro no âmbito da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A ESF é considerada ferramenta importante para operacionalizar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que após as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Enfermagem, passou a orientar os projetos pedagógicos dos cursos de graduação na área da saúde. Por ser uma prática importante no contexto atual de implementação da ESF/SUS a educação em saúde foi objeto de problematização desta atividade de monitoria. Questionamos se a prática educativa, historicamente exercida pelos enfermeiros no âmbito da saúde pública, atendia às demandas atuais da promoção da saúde. O trabalho do monitor foi selecionar juntamente com o orientador, bibliografia que abordasse o tema, identificando aquelas que pudessem subsidiar uma prática educativa do enfermeiro no campo da saúde coletiva, mais alinhada às demandas de saúde dos usuários do SUS, considerando os seus princípios orientadores. Após leitura e problematização dos textos escolhidos, o monitor realizou com os alunos da Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva I atividades em que eles representassem como desenvolveriam grupos educativos com grupos de pessoas portadoras de hipertensão arterial, nos quais fossem evidenciadas as diferenças entre práticas educativas; uma utilizando os conceitos da “velha saúde pública” e outra evidenciando aqueles do discurso atual de promoção da saúde.[3] Observamos que são tênues as diferenças entre as duas práticas, que os alunos salientaram mais aquelas relacionadas com a metodologia para a condução dos grupos, ressaltando pouco, as diferenças relacionadas com o conteúdo. Ressalta-se como é importante o enfermeiro manter uma atitude atenta e reflexiva sobre o seu trabalho como educador. [1] Bolsista de Monitoria, aluna do Curso de Graduação em Enfermagem do Departamento Interdisciplinar do Pólo Universitário de Rio das Ostras [2] Enfermeira, professora adjunto I do Curso de Graduação em Enfermagem do Departamento Interdisciplinar do Pólo Universitário de Rio das Ostras, orientadora do Projeto. [3] OLIVEIRA, Dora Lúcia de. A 'Nova Saúde Pública' e a promoção da saúde via educação: entre a tradição e a inovação. Rev. Latino-am Enfermagem. 2005 maio-junho; 13 ( 3): 423-31. www.eerp.usp.br/rlae