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MONITORIA NO CAMPO DE SAÚDE MENTAL
Resumo
Caracterização do Problema: Busca-se relatar uma experiência de monitoria com acadêmicos do Curso de Enfermagem do II semestre de uma universidade pública em atividades práticas da disciplina de Saúde Mental, realizadas em um Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). A referida disciplina objetiva formar o estudante para desenvolver ações de saúde mental em serviços substitutivos ao modelo manicomial, com ênfase na reinserção social do indivíduo. O bloco prático é desenvolvido através de vivências no CAPS, na presença de um enfermeiro ou docente de enfermagem, contando com a figura do monitor, um acadêmico do mesmo Curso, pertencente há semestres mais adiantados da graduação. Descrição da Experiência: As atividades foram desenvolvidas durante o bloco prático da disciplina, na qual os acadêmicos eram organizados em duplas ou trios e integrados às atividades terapêuticas em desenvolvimento no CAPS, juntamente com os usuários, colegas e profissionais, sempre na presença de um enfermeiro ou docente responsável. Nesse contexto, acredita-se que a figura do monitor se faz de grande importância no apoio às atividades práticas, compartilhando com os colegas as experiências que já vivenciou outrora, caracterizando um momento de troca e enriquecimento de conhecimentos. Efeitos Alcançados: Inicialmente, os discentes demonstravam certa insegurança no contato com os usuários, bem como, inexperiência na relação com os profissionais, o que foi diminuindo no decorrer dos dias, com auxílio importante do monitor na socialização com os usuários do CAPS e mediação com os profissionais. Dessa forma, proporcionou-se um ambiente mais propício ao aprendizado e troca de experiências para todas as partes envolvidas. O monitor, nesse sentido, torna-se figura ímpar nas intervenções e é beneficiado pela experiência que articula ensino e extensão. Recomendações: Acredita-se que os benefícios da monitoria estendem-se desde o estímulo que o monitor oferece à reflexão crítica dos alunos iniciantes frente às ações que estão sendo realizada até o fortalecimento do papel da Universidade, formadora de novos profissionais, no compromisso com o preparo teórico-prático desse acadêmico¹. Constitui-se, assim, em uma ferramenta essencial para melhoria da qualidade do ensino, possibilitando um espaço de vivências práticas dentro do próprio contexto acadêmico. Referência Bibliográfica: ¹FREITAS, Karina; OLIVEIRA, Marília; OLIVEIRA, Telma. Ensino e Aprendizagem para o cuidado de Enfermagem em Saúde Mental e psiquiatria: Relato de experiência em monitoria, 2011.