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Necessidades educacionais dos profissionais de nível superior da Estratégia de Saúde da Família em Fortaleza
Resumo
As reflexões desencadeadas por este estudo que revelam a discussão sobre as necessidades educacionais de profissionais de nível superior inseridos no âmbito da Saúde Pública devem considerar que existem, no mínimo, três pontos de vista: dos profissionais de saúde, dos gestores e da comunidade. Centramos a análise, nesse estudo, em uma das vertentes: os profissionais. O objetivo deste trabalho foi analisar as percepções de profissionais de nível superior que atuam na especificidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) sobre as suas necessidades educacionais. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa sobre os discursos práticos de profissionais de Saúde, a partir de Grupos Focais e entrevistas individuais em profundidade, com o escopo de análise baseado no método de Análise de Conteúdo, do tipo categorial e temática. A população selecionada teve como sujeitos os profissionais de nível superior concursados que atuam na ESF no município de Fortaleza (CE). A técnicas para a coleta de dados foram grupos focais e entrevistas em profundidade. Encontramos manifestações de necessidades, interesses e desejos em relação às necessidades percebidas de educação permanente. Reflexões sobre a necessidade dos conhecimentos, atitudes e habilidades construídos na prática e através de processos formais de educação fazerem sentido (aprendizagem significativa) para a atuação na ESF foram recorrentes. Com a rápida expansão da ESF no País, o sistema de Saúde encontra-se diante do desafio de criar estratégias educacionais efetivas para a formação de um profissional com o perfil para atuar na atenção primária, em curto prazo, pois esse mesmo profissional já está inserido nas unidades básicas de Saúde espalhadas pelos municípios do Brasil.