Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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NOSSA CAMINHADA NA APS: FORTALECENDO AS RAÍZES DO SUS
Francyele Melgarejo, Gema C Piccinini, Thais da Silva, Eveline Duarte, Debora Balzan, Liv Ludwig, Sofia Gasparotto

Resumo


Em 2006 a professora Gema C. Piccinini inicia no bairro Cruzeiro do Sul seu projeto de doutorado Plantas medicinais utilizadas por comunidades assistidas pelo Programa Saúde da Família, em Porto Alegre no qual objetivava a construção de um horto de plantas medicinais, seguindo as orientações do Ministério da Saúde sobre Farmácias Vivas. Com o apoio da Equipe de Saúde da Família (ESF) Cruzeiro do Sul, inicia a construção do horto em um espaço cedido pela prefeitura de Porto Alegre, junto ao Posto de Saúde da Família, idéia acolhida pela ESF, por acreditar na proposta. Durante quatro anos, essa ideia foi sendo alimentada por outras organizações como a universidade, a escola, a creche e a comunidade. Dando vida a este sonho, oficinas semanais com crianças das creches, escola e comunidade geral juntamente com acadêmicos de diferentes cursos eram realizadas no horto. Nesse laboratório vivo se ensaiou a multidisciplinaridade e interação entre acadêmicos e comunidade, a sensibilização do aluno para a realidade local, a valorização da construção coletiva do conhecimento, do espaço e das ações humanas frente ao ambiente que se vive. A partir do ano de 2011 após o Programa Convivências na Ilha da Pintada, intitulado “Quem sujou a minha água?” a idéia de construção de um espaço permanente de ações sócio educativas visando à saúde da população local vem se constituindo com o Programa Ilhas de conhecimentos: compartilhando práticas e saberes entre as comunidades universitárias e da APA Delta do Jacuí. Esse programa está ramificado em mais projetos que abrangem e sintonizam educação, assistência comunitária e saúde. O projeto Bacatelas, um destes ramos, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria José Mabilde (EEEFMJM), busca através de oficinas semanais que se caracterizaram como salas de aula ao ar livre buscando a construção coletiva de um ambiente saudável, produtivo e estimulante. Além desse, o projeto Semear realiza oficinas, rodas de conversas e passeios na Associação dos Artesãos e Amigos dos Pescadores da Ilha da Pintada proporcionando às crianças e jovens que freqüentam esteespaço dialogar sobre saúde, realidade local e demais demandas surgidas a partir da convivência com o grupo. O Projeto Reflexologia Podal iniciou com o uso da técnica sendo aplicada em consultório adaptado aos integrantes da Equipe de Saúde na Unidade Básica de Saúde da Ilha da Pintada expandindo-se para professores da E.E.E.F.M.J. Mabilde. Também abarcado pelo Programa Ilhas de Conhecimentos, o projeto Alfabetização Ecológica em Saúde – Pela Cura da Terra, vinculado a Pró-reitoria de Pesquisa, Departamento de Difusão da Ciência, realiza atividades de educação em saúde ambiental junto às crianças da Escola Estadual Almirante Barroso, por meio das vivências realizadas ao longo do ano de 2011. Acreditamos que, por meio da vivência, o aprendizado enraíza e produz frutos na vida dos que participam, na infância, na idade adulta e transmite aos familiares e conviventes os valores transmitidos pela educação em saúde ambiental. Com esses projetos incorporados ao programa, esperamos cada vez mais poder estar inseridos com a comunidade local, vivenciando e contribuindo para a sua autonomia e sustentabilidade. Construindo coletivamente uma saúde individual, coletiva e ambiental a partir da realidade local e da interação multidisciplinar entre comunidade e academia. Com esta prática buscamos conhecer a realidade local, interagir coletivamente na construção de uma realidade saudável cada vez mais próxima de seus espaços de vivência.