Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Nucleo de Apoio aos residentes do Hospital Escola de Itajubá
Luiz Armando Teixeira

Resumo


A residência médica do Hospital-Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMiT) foi reconhecida em 1992 pelo MEC e a principio nas quatro especialidades básicas: pediatria, ginecologia e Obstetrícia,cirurgia geral e Clinica médica no decorrer dos anos seguintes nas demais especialidades: Imagem e Radiologia, Anestesiologia, Patologia geral, Gastroenterologia e Otorrinolaringologia e em fase de reconhecimento de Ortopedia, perfazendo um total de 44 residentes. Todas essas residências já foram avaliadas pela CEREM várias vezes e sempre foi priorizada a excelência na formação desses médicos especializados, com ênfase na formação humanística. A Residência Médica inserida em uma faculdade isolada e no interior de Minas Gerais seria propulsora para uma melhor comunicação entre os residentes, no entanto percebe-se que há uma necessidade de suscitar entre os mesmos a discussão e o levantamento de alternativas de solução de problemas vivenciados. Não existe a postura cotidiana de buscar virtualmente no grupo debate sobre as dificuldades vividas na comunidade acadêmica . Esta situação faz emergir a necessidade da criação de um núcleo para suprir essa falha, como facilitador dessa integração, da discussão e resolutividade , propiciando também a melhoria da qualidade de vida em um ambiente hospitalar. Tal proposta é coincidente com a OMS que definiu como qualidade de vida “a percepção do individuo de sua posição de vida no contexto de cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupação”. (THE WHOQOL GROUP,1995) Construir o núcleo de apoio, buscando promover o crescimento profissional, pessoal e melhorar a comunicação dos residentes com a comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina de Itajubá e Hospital-Escola. - Facilitar a transição estudante-profissional;- Atender os residentes com dificuldades durante o treinamento;- Divulgar as atividades dos residentes;- Aprimorar o sistema de capacitação profissional;- Estimular as apresentações do trabalho de conclusão de curso.