Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O Acolhimento inserido no currículo da graduação em Odontologia
Daniela Coelho Pires, Fátima Cristina Natal, Licínia Damasceno

Resumo


O sistema de saúde no Brasil sofreu transformações importantes nas décadas de 80 e 90, principalmente a partir da criação do SUS em 1988. Esta mudança objetivou a busca de modelos de atenção voltados para a integralidade, exigindo uma nova postura dos profissionais de saúde. Os cursos superiores da área de saúde tem hoje o desafio de rever seu papel na formação destes profissionais. A falta de integração entre ensino e prática tem apontado a necessidade de reformulações dos currículos acadêmicos. O Curso de graduação em Odontologia do UNIFESO sofreu uma profunda mudança no seu projeto político-pedagógico a partir de 2007, quando foi introduzida a metodologia ativa de ensino. E sta metodologia tem sido construída com o principal objetivo de formar profissionais não apenas tecnicamente preparados, mas comprometidos ética e politicamente, com um olhar de responsabilidade e sensibilidade para as questões sociais. Diante disto, o curso de Odontologia do UNIFESO, em seu currículo, faz a inserção dos estudantes no cenário de acolhimento nos primeiros períodos, incentivando-os a uma reflexão sobre o seu papel na realidade no qual estará inserido, questionando as observações cotidianas e buscando soluções inovadoras. “O Acolhimento é uma ação técnico assistencial que pressupõe a mudança da relação profissional/usuário e sua rede social através de parâmetros técnicos, humanitários, éticos e de solidariedade, reconhecendo o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção da saúde” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008). Neste cenário d e aprendizagem é enfatizado o conhecimento das condições de vida e saúde da população na qual os estudantes irão atuar durante sua formação acadêmica, desenvolvendo atividades que visam proporcionar o encontro do estudante com a comunidade. Tem sido constada uma mudança positiva nesta relação, uma vez que a inserção precoce evidencia que o acolher não é simplesmente receber, mas implica em prestar um atendimento de qualidade, humanizado e com resolutividade. É o desenvolvimento de todo o processo de trabalho em saúde e não apenas uma etapa. Além do conhecimento técnico-científico, o estudante é orientado a valorizar o cuidado e a comunicação com o usuário desde o início de seu processo de formação profissional.