Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Mapeamento de recursos visando a atenção à saúde do trabalhador de uma Instituição de Ensino Superior
Marilei de Melo Tavares e Souza, Lilia Marques Simões Rodrigues, Rogéria Costa Depaula, Marcelo Flores Catelli, Francis Gomes de Paiva, Cassiano José de Almeida Pereira, Rodrigo da Silva Teixeira

Resumo


Estudos relacionados ao processo de trabalho parecem se acumular, apontando para o sofrimento do trabalhador, o que nos faz repensar sobre as relações que estabelecem com o trabalho e com a sociedade. Dentro desta perspectiva o trabalho é mais que o ato de trabalhar; há uma troca social pelo trabalho enquanto fator de integração social, clamando por mudanças. Tais problemas dizem respeito à exploração do sofrimento (Dejours, 1992); à posição das profissões de saúde e seu papel social (Schraiber, 1993); ao processo de acumulação capitalista em saúde e à organização do trabalho (Eibenshutz, 1995); à organização da atenção à saúde pública e privada (Mendes, 1996) e às relações médico-paciente (Merhy, 1997) entre outras. Nos últimos anos a literatura tem mostrado que muitos fatores estão associados aos acidentes de trabalho. Para Marziale et al (2008) dentre os principais fatores, estão aqueles relacionados a inadequação e práticas de trabalho, dos materiais disponíveis, fatores pessoais e a falta de adoção de medidas preventivas por tarbalhadores e empregadores. Refletir sobre algumas questões ligadas ao trabalho humano, situando a Saúde do Trabalhador, a psicopatologia e a psicodinâmica do trabalho, em relação à docência, assim como outras profissões diretamente ligadas à questão do trabalho, da saúde do trabalhador, empenhadas nos processos que podem levar as transformações efetivas para adaptar o trabalho ao ser humano. Estudos sobre as condições de trabalho docente permitem caracterizar os processos laborais e descrever o perfil de adoecimento dos trabalhadores, avaliando possíveis associações entre ocupação e saúde. No Brasil, a literatura sobre as condições de trabalho docente e saúde ainda é restrita, principalmente com relação aos docentes em IES (CECIM, et al, 2004). O presente estudo tem por objetivo realizar um diagnóstico das necessidades de saúde do docente-trabalhador de uma Instituição de Ensino Superior – IES, buscando a relação entre educação, saúde e trabalho. Orientando-nos por uma dinâmica curricular integradora e prática pedagógica, que leva-nos a considerar que a saúde do trabalhador envolve muitas questões que influenciam diretamente nas ações desempenhadas pelos trabalhadores, quando estes estão executanto sua atividade profissional. Trata-se uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa com trabalhadores docentes das seguintes áreas: ciências da saúde, ciências exatas e ciências humanas, em regime CLT, em Instituição de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro. Em respeito aos aspectos éticos da pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, atendendo ao preconizado pela resolução 196/96, do Conselho Naconal de Saúde – MS, que regula as Normas de Pesquisa envolvendo Seres Humano. A pesquisa inclui o método de auto-relato, para mapear os recursos disponíveis e investigar os riscos, mediante a entrevista semi-estruturada, incluindo perguntas abertas e fechadas. O projeto apresenta-se em fase de coleta de dados, com o apoio financeiro recebido da Funadesp para o desenvolvimento da pesquisa/trabalho. Embora de forma preliminar, a partir de uma análise bibliográfica relacionada as condições de trabalho docente e os efeitos sobre sua saúde, foi realizado um levantamento inicial das necessidades de saúde do trabalhador docente. Os resultados preliminares apontaram para fatores de riscos, que podem contribuir ou determinar repercussões negativas sobre a saúde do docente, poderá ser de grande importância para dar suporte às medidas adequadas de intervenção. Às condições do trabalho docente e os efeitos sobre a sua saúde. À necessidade de se discutir mais profundamente quanto ao processo de trabalho dos docentes, sua jornada de trabalho, ao desgaste psíquico. À postura corporal e ao desgaste psíquico dos professores acabam comprometendo a eficácia docente ao promover a diminuição da motivação do professor no trabalho Devendo, contudo, ser analisados em conjunto com os demais resultados da pesquisa a serem oportunamente apresentados em seu relatório final. Espera-se que os dados apresentados possam, desde já, contribuir para a discussão e ratificar a necessidade de realização de novas investigações destinadas a avaliar, mais detidamente, de forma exploratória. Em síntese, traçar o perfil de queixas de doenças relacionadas ao docente, é passo fundamental para estratratégias para intervir no intenso desgaste biopsíquico, atestado pelas elevadas freqüências de queixas de doença relacionada as condições de trabalho do trabalhador docente. 1. ARAÚJO T. M., SENA I. P. de, VIANA M. A., ARAÚJO E. M. Mal-Estar docente: avaliação de condições de trabalho e saúde em uma Instituição de Ensino Superior. 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