Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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MODELANDO A QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE
Jadson Mendonça Galindo, Romero Luiz Mendonça Sales Filho, Rita Cassia Moura

Resumo


ntrodução: A qualidade de vida(QV) transita em um campo semântico polissêmico: de um lado, está relacionada a condições e estilos de vida; de outro, inclui as idéias de desenvolvimento sustentável e ecologia humana; e, por fim, relaciona-se ao campo da democracia, do desenvolvimento, dos direitos humanos e sociais. Objetivos: O objetivo deste estudo foi realizar modelagem da QV de estudantes com o modelo WHOQOL-Bref da Organização Mundial de Saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal, descritiva e com amostra não probabilística. A amostra foi composta de 117 estudantes do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE). Após a aceitação formal, os estudantes receberam informações sobre pesquisa e o modelo WHOQOL-Bref, e responderam o questionário de forma individual e autoadministrada. Foi utilizado o Programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS, v. 15.0, 2006), tendo sido estabelecida uma margem de erro de 5% (correlação de Pearson, p<0.05) para rejeição da hipótese nula, sendo calculado o coeficiente de correlação (r) para as variáveis do estudo. A média da idade dos estudantes foi 22,1 anos, sendo 92,3% do sexo feminino. A primeira questão (Q1) do WHOQOL-Bref avalia a QV, e a segunda (Q2), analisa quão satisfeito o entrevistado está com a sua saúde. Em Q1, 28,2% dos estudantes estão com a QV “ruim ou nem ruim nem boa” e 71,8% referiram QV “boa ou muito boa”. Em Q2, 32,4% afirmaram estar “insatisfeitos” ou “nem satisfeitos nem insatisfeitos”, enquanto 67,6% estão “satisfeitos” com a própria saúde. Observou-se que existe correlação entre Q1 e Q2, onde r=0,525, e no nível de significância 0,01 a correlação é significativa. As demais perguntas do questionário são divididas em quatro domínios: I – físico, II – psicológico, III – relações sociais, e IV – meio ambiente. O domínio III apresentou maior média do escore (75,92), seguido pelos domínios II (67,94), I (66,75) e IV (52,35). O domínio III foi o único com valor máximo (i.e. 100), significando que no questionário as perguntas relacionadas com este domínio receberam pontuação máxima. O domínio IV, com 78,13 de valor máximo, demonstra a preocupação do homem com o ambiente, retomando as discussões de ecologia sustentável. A QV de estudantes da área de saúde é um assunto que deve ser abordado nas discussões acadêmicas, contribuindo para um processo de formação onde o profissional seja preparado holisticamente, refletindo assim na saúde coletiva da sociedade.