Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O desafio da integralidade na formação de futuros fonoaudiólogos: relato de experiência
Núbia Ruivo, Camila de Oliveira, Camila Gonçalves de Sousa, Carolina Chan Ip, Daniella Priscila de Lima, Danielle Patrícia Algave, Maria José de Souza Barrem, Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Valquíria Miquelino de Oliveira

Resumo


Caracterização do problema: A valorização dos determinantes sociais, bem como de fatores subjetivos e biológicos aponta para o caráter complementar existente entre as ações de reabilitação e de práticas de promoção e prevenção. Foi com base nisso e visando a integralidade que os estágios denominados Fonoaudiologia Comunitária I e II do curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foram estruturados. Eles acontecem no 3° ano e os alunos são divididos grupos de 6 ou 7 graduandos. As atividades são desenvolvidas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em uma unidade de educação e em organizações não-governamentais (ONG), pertencentes ao mesmo território. A experiência de um desses grupos de estágio será descrita a seguir. Descrição da experiência: Um grupo de 7 estagiárias desenvolveu atividades em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), uma ONG e uma UBS. Na CEMEI, o trabalho iniciou-se com a observação do contexto escolar e elaboração de uma proposta de atuação, englobando os seguintes temas: saúde vocal e auditiva, possíveis prejuízos do uso de chupeta e mamadeira e desenvolvimento da linguagem, que foram abordados por meio da realização de teatros, contação de estórias, roda de música e gincana. Os profissionais e responsáveis pelas crianças foram envolvidos no processo, desde a elaboração das atividades até a execução. Na ONG foram realizadas atividades de promoção à saúde e prevenção de perdas auditivas por meio de triagem fonoaudiológica. Algumas crianças, tanto da CEMEI quanto da ONG, necessitaram de encaminhamento para a rede de saúde, sendo a maioria deles resolvidos pela própria UBS de referência. Na UBS, os estagiários participaram de acolhimentos, realizaram ações clínico-reabilitadoras individuais e grupais e desenvolveram ações de prevenção e promoção com usuários na sala de espera e com os responsáveis das crianças em atendimento.Efeitos alcançados e recomendações: O estágio contribuiu para a formação de profissionais de saúde habilitados a compreender os determinantes do processo saúde-doença, a desenvolver e realizar estratégias de atuação de promoção, prevenção e reabilitação de modo a atender as necessidades da população e o fortalecimento do SUS. Ao mesmo tempo, atendeu a demandas reprimidas e demandas ocultas que surgiram como consequência da ida dos estagiários para os espaços de atuação. A experiência descrita pode ser reproduzida tanto em outros cursos de formação bem como na prática de profissionais de saúde já em atuação.