Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O nutricionista, o Pró-saúde e o desafio da formação de recursos humanos para o SUS no RS
Adriana Machado Maestri Carvalho, Claudio Laks Eizirik, Carmen Lúcia Bezerra Machado, Nilson Maestri Carvalho

Resumo


A Constituição Federal, afirma que a formação de recursos humanos para a área da saúde é atribuição do Sistema Único de Saúde (SUS), somente nos últimos anos, entretanto, os Ministérios da Saúde e da Educação têm constituído espaços de diálogo intersetorial, expresso pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Buscando reafirmar os princípios das DCN e fomentar a integração ensino-serviço, assim como uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica, o MS (através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES), em parceria com a Secretaria de Educação Superior (SESU) e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do MEC, e com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), instituiu o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), em meados da década passada (BRASIL, 2007b). Este trabalho é parte da pesquisa de mestrado que se propôs a conhecer como está a formação acadêmica e profissional do nutricionista nos cursos de graduação vinculados ao Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) no RS. Para atender aos objetivos do estudo utilizamos a metodologia e o instrumento sugeridos por Lampert et al. (2009). Participaram da pesquisa cinco das seis IES que oferecem o curso de graduação em Nutrição e que estão vinculadas ao Pró-Saúde no RS. Para além de avaliar como esta se dando a formação nos cursos vinculados ao Pró-saúde e os impactos do programa sobre o curso, este estudo buscou a análise conjunta de realidades diferentes e interseções que possam ajudar na compreensão do fenômeno da formação de nutricionistas para atuar no SUS. Embora, os resultados apontem para a tendência a fragmentação da formação em ações do programa Pró-saúde e ações do cotidiano do curso, são perceptíveis na análise do discurso as contribuições do programa quanto ao entendimento de concepções teóricas que permeiam a prática, da Atenção Básica à Saúde.