Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PAPEL DO CEFOR-PB NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DA POLÍTICA DE REDE ESCOLA DA PARAÍBA
Márcia Rique Carício, Kerle Dayana Tavares de Lucena, Lucilla Vieira Carneiro, Waldson Dias de Souza

Resumo


Embora as ações de integração docente assistencial na saúde remetam a diversas experiências iniciadas há várias décadas, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou muito tempo para assumir o papel constitucional de ordenar a formação de trabalhadores para o setor saúde. Apenas em 2003, o Ministério da Saúde, com a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SEGETS) apresentou uma agenda mais ampla para este campo. Entretanto, a maioria dos municípios e estados ainda prescinde de políticas específicas para a gestão da educação-trabalho em saúde, em especial no que se refere aos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores. Nessa perspectiva, objetiva-se divulgar a experiência da gestão estadual de saúde da Paraíba no tocante ao papel do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (CEFOR-PB) como lugar estratégico de organização da política da Rede Escola para fortalecer as relações entre as instituições de ensino e os serviços de saúde no nosso Estado. O papel das instituições de ensino tem sido cada vez mais relevante nesse processo, debate-se sobre o papel das instituições de ensino para o fortalecimento dos serviços em que elas atuam, melhorando os campos de práticas de seus estudantes integrados ao processo de trabalho-educação realizado entre trabalhadores da saúde, usuários e comunidade, envolvidos na formação para o SUS. Nesse sentido, estamos desenvolvendo um conjunto de políticas no campo da atenção e da formação, para boa parte delas, temos aproveitado o aprendizado acumulado no SUS em diversas experiências municipais e estaduais, como a da Secretaria de Saúde de João Pessoa -PB, uma das nossas fontes mais relevantes. Estamos promovendo um movimento de revisão e expansão das ações do CEFOR-PB, com movimentos de formação que vêm sendo realizados tanto quanto ao público que está passando por nossos cursos quanto, principalmente, em relação aos aspectos pedagógicos das formações em andamento.