Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PET SAÚDE COMO ESPAÇO REAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO
Veronica Neves Fialho

Resumo


A integração do ensino com os serviços de atenção básica contribui de maneira contundente para a formação de profissionais de saúde que produzam a reorientação do modelo assistencial em conformidade com os princípios do SUS. Este trabalho objetiva relatar a experiência de alunos bolsistas pertencentes a diferentes cursos da área da saúde da Universidade Federal Fluminense que através do Projeto de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET- saúde) puderam aliar educação e trabalho visando melhorias na oferta do cuidado. A população de estudo foi constituída por Hipertensos e Diabéticos do território da Coronel Leôncio em Niterói-RJ, cadastrados no Hiperdia da Policlínica Regional da Engenhoca (PRE). A prevalência dos agravos crônicos não transmissíveis entre adultos e idosos e a fragilidade da assistência dos serviços de atenção básica nesta localidade, motivaram a intervenção do grupo. As atividades iniciais compreenderam o reconhecimento do território, criação de vínculo e o levantamento das necessidades de saúde da população adscrita. A forma de intervenção eleita para o desenvolvimento do trabalho, foi a elaboração de um questionário a ser aplicado no território, com a busca ativa dos sujeitos. Assim, traçamos o perfil sócio-demográfico-ambiental, condições de saúde e fatores de risco associados aos agravos crônicos. Os resultados apontaram para a prevalência de hipertensos e diabéticos com a cobertura em saúde deficitária, além da necessidade da ampliação da oferta destes serviços para a população. Estratégias de promoção em saúde foram ativamente pensadas e praticadas pelos bolsistas: palestras em grupos de idosos, campanhas educativas, salas de espera, encaminhamentos para consultas e atualização do cadastro do Hiperdia da PRE. Conclui-se que este trabalho desencadeou a valorização das diversas profissões com a consolidação da interdisciplinaridade na produção do cuidado. A proximidade com o usuário permitiu ainda a constatação pelos bolsistas que para promover qualidade de vida, é importante que se conheça com propriedade o contexto no qual os sujeitos vivem e produzem relações sociais, suas condições de vida, trabalho, renda, habitação e cultura. O resultado foi o desenvolvimento de um novo olhar sobre o conceito de saúde onde é considerado os aspectos psicológicos, ambientais, econômicos e sociais com o compromisso da escuta atenta e cuidadosa de cada indivíduo considerando a multiplicidade e subjetividade dos fatores que determinam o processo saúde-doença.