Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O portfólio como instrumento avaliativo de uma atividade extra-mural na vivência do Sistema Único de Saúde: um estudo qualitativo
Danielle Tupinambá Emmi, Regina Fátima Feio Barroso, Etiane Prestes Batirola

Resumo


Uma atividade importante na formação dos profissionais de saúde é oportunizar aos discentes, o contato direto com o Sistema Único de Saúde (SUS), visando formar profissionais para o sistema. A realização das atividades extra-murais são muito importantes, pois coloca o aluno em contato com a realidade social da população, visando diminuir a distância entre a formação desses profissionais e as necessidades do SUS. Para estabelecer um mecanismo de avaliação discente, a disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Pará (UFPA), utilizou a metodologia da construção de portfólios para o registro semanal das aprendizagens e das experiências mais significativas. A utilização do portfólio como instrumento avaliativo incentiva o processo reflexivo, o questionamento, a discussão, a análise e a proposição de soluções para os problemas encontrados. Cada discente deve ser livre para apresentar seus registros na linguagem com que melhor se identifica. Para avaliar a metodologia utilizada, foi realizada uma análise qualitativa dos conteúdos dos portfólios construídos pelos discentes, sobre a percepção do SUS, seus questionamentos, suas propostas para os problemas vivenciados, como a gestão, a humanização, o controle social, a auto-avaliação e a avaliação da atividade realizada. Apesar da utilização do portfólio ainda ser uma estratégia de registro desconhecida por grande parte dos alunos, sua utilização demonstrou um resultado eficaz para o ensino-aprendizagem, onde a reflexão crítica do conhecimento explicitou-se através da construção de idéias e propostas que se desenvolveram ao longo do período das atividades. O portfólio oportuniza um processo exitoso de construção de auto-avaliação. Cada portfólio é uma criação única, com linguagens distintas, com reflexão crítica e criatividade do seu aprendizado e da sua vivência com o Sistema Único de Saúde.