Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PROCESSO DA PESQUISA À INTERVENÇÃO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PET SAÚDE DA FAMÍLIA - UNOCHAPECÓ/SECRETARIA DA SAÚDE DE CHAPECÓ
Ricardo José Nicaretta, Altamir Dutra, Deborah Cristina Amorim

Resumo


Caracterização do problema: O PET Saúde é um programa de educação em saúde que visa à reorientação da formação profissional dos estudantes dos cursos da área saúde e a formação dos trabalhadores inseridos no Sistema Público de Saúde e docentes das Instituições de Ensino superior. Para que isso seja alcançado os grupos do PET são constituídos interdisciplinarmente com estudantes, trabalhadores e docentes de diversas categorias profissionais. Em Chapecó os grupos tutoriais do PET-Saúde da família foram divididos em dois menores com pelo menos 8 estudantes, 3 preceptores e 1 tutor. Descrição da experiência: Professores e estudantes da Unochapecó, juntamente com trabalhadores da Secretaria da Saúde, finalizaram no segundo semestre de 2010 pesquisas e, a partir dos resultados, em 2011 realizaram intervenções. A definição dos temas de pesquisas aconteceram após o reconhecimento do território e da leitura da realidade a partir de Sistemas de Informação do Ministério da Saúde, mas especialmente olhando os espaços onde a população vive e convive. Após a definição do tema e elaboração dos projetos de pesquisa esses foram apresentados aos Conselhos Locais de Saúde (CLS) e discutidos com os conselheiros, sendo acatadas algumas sugestões. No decorrer do processo de pesquisa as possibilidades de intervenções foram sendo pensadas focando nos resultados encontrados. Os resultados das pesquisas com as possíveis intervenções novamente foram submetidas aos CLS’s e após aprovação e parceria estas aconteceram. Efeitos alcançados e recomendações: Os resultados das pesquisas demonstraram o aprender sobre a realidade com a aplicação de técnicas quantitativas e qualitativas. Os dados construídos, ao se transformarem em informações, foram importantes para as intervenções propostas, com participação numerosa dos atores estudados e conseguindo alcançar algumas mudanças a partir de processo de educação em saúde. Também é importante ressaltar as possibilidades intersetoriais construídas nos diferentes grupos tutoriais e ainda a relação ensino-serviço. As intervenções formuladas a partir das características, necessidades e desejos de uma população mostram-se efetivas. Como recomendação a continuidade dos dispositivos dos Ministérios de Saúde e Educação e ainda fortalecer a participação da Equipe e da população na definição de ações que acontecerão nos territórios.