Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O Projeto de Intervenção na realidade do trabalho como Trabalho de Conclusão de Curso em especialização
Laís Alves Souza, Adriane Pires Batiston, Mara Lisiane Moraes Santos, Luciane Aparecida Pereira Lima, Cintia Souza Pereira

Resumo


Caracterização do problema: Os cursos de formação profissional e da pós-graduação têm sido estimulados a adotar novo formato de trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), visando à reflexão sobre os processos de trabalho e a transformação das práticas da gestão do cuidado, gestão do trabalho e da organização das redes de saúde. Os novos cursos de pós-graduação, orientados para a qualificação dos processos de trabalho, quando expostos à necessidade do desenvolvimento do TCC, ficavam desorientados na orientação e condução de um estudo puramente teórico e a construção de um trabalho acadêmico que era dissonante da proposta do curso e que não tinha valor de uso após a formatura do aluno.Em nosso curso houve a antecipação dessa questão com a proposta da realização de uma oficina com tutores antes da proposição dos temas e elaboração dos projetos, o que permitiu a experimentação do novo modo de desenvolver um TCC que contemplasse não apenas à formação acadêmica mas á resolução de problemas identificados pelos alunos em seus processos de trabalho. Descrição da experiência: O curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família é promovido no Estado de Mato Grosso do Sul (MS) pela Fiocruz /Unidade Cerrado Pantanal, pela SGTES/MS, UNA-SUS-OPAS e Educação à Distância da UFMS. Foi estruturado para formar em torno de 800 profissionais de saúde de nível superior, vinculados à Estratégia Saúde da Família dos diversos municípios do Estado. Tem característica semi-presencial, com a presença de tutores, orientadores de aprendizagem e tutores especialistas. Os objetivos principais são sistematizar o conhecimento técnico-científico produzido na prática dos profissionais de saúde, visando à ampliação e o desenvolvimento de competências para realizar a gestão do cuidado do indivíduo, da família e da comunidade; para realizar atividades de educação em saúde no âmbito da ESF e para a produção do conhecimento nos serviços de saúde. O desenvolvimento do TCC segundo os moldes desejados de Projeto de Intervenção tem sido dificultado pelo modelo hegemônico de TCC em cursos de especializações. Foi realizada uma oficina com os tutores do curso com o objetivo de conhecer e ressignificar objetivos e a formas de um novo modo de desenvolvimento de Trabalhos ao final do curso, pautado pela realidade dos serviços e situação de saúde nos quais se inserem os alunos do curso. Para tanto, foram adotadas apresentações sobre os objetivos do curso, discussão em grupos sobre o objetivo do TCC nessa modalidade de curso, a apresentação de alguns exemplos dessa modalidade de trabalho em nosso Estado e a experimentação do trabalho em grupo com o papel do apoio, segundo a referência adotada por Gastão Wagner, no trabalho em grupos. Para essa experimentação os tutores foram agrupados por semelhança em sua inserção nos processos de trabalho (docentes, gestores e trabalhadores)- sendo solicitados a desenvolver um projeto de intervenção para o seu próprio local de trabalho, seguindo um roteiro que solicitou a identificação do problema, os atores envolvidos, governabilidade dos atores envolvidos, necessidade de novos parceiros, ações, indicadores para acompanhamento e avaliação dos resultados e a capacidade da proposta de promover mudanças duradouras nos processos de trabalho e de envolver outros setores, estimulando o trabalho em rede. O grupo realizou a discussão, elaborou a proposta e realizou o registro, enquanto um dos integrantes, orientado por nós e sem o conhecimento dos outros assumiu o papel de apoiador, visto que alguns dos alunos da especialização poderiam ocupar essa posição no desenvolvimento de seus projetos nos municípios e que seria interessante introduzir esse conceito. Ao final, os grupos apresentaram suas propostas e os integrantes da oficina avaliaram as atividades e a sua participação e dos colegas de grupo. Efeitos Alcançados: Em avaliação da oficina, os tutores referiram que adquiriram conhecimento sobre a proposta do Projeto de Intervenção, considerando-a dinâmica e factível, calcada nos processos de trabalhos reais, agregando ainda a disseminação do conhecimento adquirido na pós-graduação entre a equipe do serviço do aluno, o que fortalece o serviço e o trabalho em rede, pois fomenta os encontros e negociações para o desenvolvimento das ações, além de favorecer mudanças sólidas ou mesmo o desequilíbrio em práticas cristalizadas e não desejadas. Outra percepção compartilhada ao final da atividade e que foi corroborada por muitos dos participantes foi quanto à experimentação do papel do apoiador. Os integrantes que ocuparam essa função referiram o impulso de construir a proposta pelo grupo e a dificuldade que tiveram em não exercer muita influência nas decisões. Todos referiram ao final das atividades maior motivação e segurança para a condução de trabalhos de conclusão de curso na nova modalidade, com a finalidade de provocar mudanças nas ações de saúde nos municípios dos alunos envolvidos. Recomendações: Recomenda-se que, ao aderir a propostas de novos modelos de Trabalhos de Conclusão em cursos de pós-graduação voltados para a educação de trabalhadores da área da saúde, sejam realizadas oficinas com os orientadores dos trabalhos (tutores) e educadores envolvidos nos cursos, com o objetivo de modificar a cultura vigente do trabalho científico formal que desconsidera as práticas profissionais e a realidade de saúde local, focando-se estritamente no desenvolvimento do conhecimento teórico em detrimento da promoção de mudanças nos processos de trabalho e na qualidade da atenção à saúde.Ao final da primeira turma, os projetos de intervenção forma apresentados em um grande evento. Os banners foram expostos e apresentados pelos alunos a uma banca avaliadora. A qualidade das propostas foi variável, considerando a heterogeneidade dos alunos e de seu espaço de inserção nos municípios. Os temas abrangeram a agenda das equipes, educação profissional, gestão da clínica, satisfação do usuário, ações voltadas aos agentes comunitários, saúde bucal, ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, qualidade do trabalho – processos de trabalho, saúde da mulher, doenças crônicas degenerativas e outros temas pertinentes à Atenção Básica. Acreditamos que as propostas e ações deflagradas pelos alunos nos municípios contribuam de algum modo para a continuidade da reflexão entre os trabalhadores sobre a atenção á saúde ofertada.