Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O Projeto de Intervenção na realidade do trabalho como Trabalho de Conclusão de Curso em especialização
Laís Alves Souza

Resumo


Caracterização do problema: Os cursos de formação profissional e da pós-graduação têm sido estimulados a adotar novo formato de trabalhos de Conclusão de Curso, visando à reflexão sobre os processos de trabalho e a transformação das práticas da gestão do cuidado, gestão do trabalho e da organização das redes de saúde. Descrição da experiência: O curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família é promovido no Estado de Mato Grosso do Sul (MS) pela Fiocruz /Unidade Cerrado Pantanal, pela SGTES/MS, UNA-SUS-OPAS e Educação à Distância da UFMS. Foi estruturado para formar em torno de 800 profissionais de saúde de nível superior, vinculados à Estratégia Saúde da Família dos diversos municípios do Estado. Tem característica semi-presencial, com a presença de tutores, orientadores de aprendizagem e tutores especialistas. Os objetivos principais são sistematizar o conhecimento técnico-científico produzido na prática dos profissionais de saúde, visando à ampliação e o desenvolvimento de competências para realizar a gestão do cuidado do indivíduo, da família e da comunidade; para realizar atividades de educação em saúde no âmbito da ESF e para a produção do conhecimento nos serviços de saúde. O desenvolvimento do TCC segundo os moldes desejados de Projeto de Intervenção tem sido dificultado pelo modelo hegemônico de TCC em cursos de especializações. Foi realizada uma oficina com os tutores do curso com o objetivo de conhecer e ressignificar objetivos e a formas de um novo modo de desenvolvimento de TCCs, pautado pela realidade dos serviços e situação de saúde nos quais se inserem os alunos do curso. Efeitos Alcançados: Em avaliação da oficina os tutores referiram que adquiriram conhecimento, sobre a proposta do Projeto de Intervenção, que é dinâmica e factível, agregando ainda a disseminação do conhecimento entre a equipe do serviço do aluno, que fortalece o trabalho em rede, pois fomenta os encontros e negociações para o desenvolvimento das ações e que favorecem mudanças duradouras. Referiram ao final das atividades maior motivação e segurança para a condução de trabalhos com a finalidade de provocar mudanças nas ações de saúde. Recomendações: Recomenda-se que, ao aderir a propostas de novos modelos de TCCs, sejam realizadas oficinas com os orientadores dos trabalhos e educadores envolvidos nos cursos, com o objetivo de modificar a cultura vigente do trabalho científico formal que desconsidera as práticas profissionais e a realidade de saúde local.