Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O QUE FAZEM BONS PROFESSORES? APROXIMAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM, MEDICINA E ODONTOLOGIA
Jouhanna do Carmo Menegaz, Alexandre Pareto da Cunha, Vânia Marli Schubert Backes

Resumo


Introdução: O ensino em saúde tem se transformado na última década sendo objeto de infinidade de estudos e reflexões, movimento que cresce com a publicação das diretrizes curriculares nacionais. Contudo,movimento mais desacelerado se apresenta nos estudos acerca da formação de professores para os desafios que descortina a formação inicial,o que também se faz relevante,visto que os docentes possuem destacado papel no processo formativo. Este estudo pretende abordar a percepção de estudantes acerca de práticas de bons professores para a partir destas possibilitar discussão acerca do ensino.Objetivos: Conhecer as práticas de bons professores, identificar os conhecimentos que as sustentam à luz do conhecimento base para o ensino de Shulman (2005) e relacionar estas práticas com a formação profissional em saúde pautada no SUS.Método: Estudo de natureza qualitativa realizado em uma universidade do sul do Brasil junto à alunos concluintes dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia tendo como técnicas de coleta de dados a entrevista focalizada por vinhetas e o grupo focal, totalizando 16 participantes. Para a análise de dados elegeu-se a proposta operativa de Minayo (2010). O projeto foi aprovado pelo comitê de ética e respeita a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.Resultados: De modo geral, o bom professor é aquele que faz refletir, que valoriza o conhecimento do aluno, que é atualizado, não dogmático, questionador; que percebe a turma e planeja suas intervenções de acordo com ela; que potencializa pontos positivos do aluno e trabalha fragilidades, estimulando-os; que é dinâmico, flexível, que ensina com base nas suas experiências e dos alunos, que trabalha bem em equipe e que proporciona ao aluno a vivência precoce e esclarecida da realidade dos serviços.Conclusão: As categorias de conhecimento base propostas por Shulman (2005) foram contempladas na percepção dos estudantes acerca de boas práticas docentes, e,boa parte dos achados deste estudo podem ser observados em outros,o que reforça sua relevância.Aspecto interessante observado até o momento é a importância que os alunos dão à um professor que possibilite a construção de saber autônomo,crítico,que dê condições de uma atuação transformadora,que os fará ir ao encontro do profissional que se deseja atuando nos serviços de saúde para a consolidação do SUS.Para tanto, uma revisão da prática pedagógica docente se fará necessária,bem como política de formação docente para o ensino superior. Referências MINAYO, M. C. S. O desafio do Conhecimento. 10 ed. São Paulo: HUCITEC, 2010. SHULMAN, L. Conocimiento y Enseñanza: Fundamentos de la nueva Reforma. Profesorado, Granada, v. 9, n.2, 2005.