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O SIGNIFICADO DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A Educação Superior tem experimentado profundas mudanças repercutindo no processo de formação universitária dos cursos na área da saúde. O curso de enfermagem tem evoluído para conduzir um ensinar a refletir aos futuros profissionais de enfermagem a partir da proposta de novos métodos de ensino e um novo olhar do docente no processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: Apresentar experiências vividas em um seminário com a proposta de novos métodos de ensino e nova concepção de trabalho baseado em uma formação crítico-reflexiva; mostrar o significado da reflexão na formação; analisar o conceito de educação e sua rede nomológica; observar a prática como origem e destino da formação na enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo no qual fizemos um relato de experiência de uma atividade do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 30 de agosto à 02 de setembro de 2011 em seminário dirigido pelo Dr. José Luís Medina da Universidade de Barcelona. O plano de ensino foi baseado em seu dossiê intitulado FORMACIÓN DE DOCENTES CRÍTICOS/AS: de los reduccionismos pedagógicos a los enfoques reflexivos. Esta experiência é parte de de uma atividade de um projeto de pesquisa interistitucional (UFSC, UFPA e UNOCHAPECÓ). RESULTADOS: Permitiu-nos a aplicação de novos conceitos acerca da formação de docentes, onde observamos que a reflexão só leva o profissional a um conflito em sua prática de trabalho quando incomodado pelas indagações do seu conhecimento, levando-o a construção de nova perspectiva. Também verificamos que a educação possui diferentes processos que influenciam o ensino-aprendizagem, constituído de uma rede nomológica de ensino, envolvendo condicionamento, adoutrinamento, formação e instrução. Além disso, o tema experiência se mostra como fonte e origem de toda a aprendizagem, pois o compartilhamento da experiência com os princípios da prática profissional permitem uma conexão entre a teoria e a prática cuidativa, levando a um processo de indagações e reflexões sobre o enfrentamento das diversas situações encontradas no campo de atuação. CONCLUSÃO: A formação crítico-reflexiva ocasiona repercussões significativas por ser um perfil de profissional que promove transformação no processo de formação por meio de um ensino reflexivo. A vivência com temáticas pouco discutidas na área da saúde contribuiu, significativamente, para buscar ferramentas que permitam colocar em prática estratégias de ensinar a refletir. Descritores: Enfermagem. Ensino superior. Ensino. REFERÊNCIAS: MEDINA-MOYA, JL. Formación de Docentes Críticos/as: de los reduccionismos pedagógicos a los enfoques reflexivos críticos. Universidad de Barcelona, 2011. 116p.