Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O SIGNIFICADO DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Wangler Adenilto Vasconcelos de Assis, Aline Macedo de Queiroz, Viviane Ferraz Ferreira, Malíria de Fátima Vieira de Oliveira, Márcia Maria Bragança Lopes, Genylton Odilon Rêgo da Rocha

Resumo


INTRODUÇÃO: A Educação Superior tem experimentado profundas mudanças repercutindo no processo de formação universitária dos cursos na área da saúde. O curso de enfermagem tem evoluído para conduzir um ensinar a refletir aos futuros profissionais de enfermagem a partir da proposta de novos métodos de ensino e um novo olhar do docente no processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: Apresentar experiências vividas em um seminário com a proposta de novos métodos de ensino e nova concepção de trabalho baseado em uma formação crítico-reflexiva; mostrar o significado da reflexão na formação; analisar o conceito de educação e sua rede nomológica; observar a prática como origem e destino da formação na enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo no qual fizemos um relato de experiência de uma atividade do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 30 de agosto à 02 de setembro de 2011 em seminário dirigido pelo Dr. José Luís Medina da Universidade de Barcelona. O plano de ensino foi baseado em seu dossiê intitulado FORMACIÓN DE DOCENTES CRÍTICOS/AS: de los reduccionismos pedagógicos a los enfoques reflexivos. Esta experiência é parte de de uma atividade de um projeto de pesquisa interistitucional (UFSC, UFPA e UNOCHAPECÓ). RESULTADOS: Permitiu-nos a aplicação de novos conceitos acerca da formação de docentes, onde observamos que a reflexão só leva o profissional a um conflito em sua prática de trabalho quando incomodado pelas indagações do seu conhecimento, levando-o a construção de nova perspectiva. Também verificamos que a educação possui diferentes processos que influenciam o ensino-aprendizagem, constituído de uma rede nomológica de ensino, envolvendo condicionamento, adoutrinamento, formação e instrução. Além disso, o tema experiência se mostra como fonte e origem de toda a aprendizagem, pois o compartilhamento da experiência com os princípios da prática profissional permitem uma conexão entre a teoria e a prática cuidativa, levando a um processo de indagações e reflexões sobre o enfrentamento das diversas situações encontradas no campo de atuação. CONCLUSÃO: A formação crítico-reflexiva ocasiona repercussões significativas por ser um perfil de profissional que promove transformação no processo de formação por meio de um ensino reflexivo. A vivência com temáticas pouco discutidas na área da saúde contribuiu, significativamente, para buscar ferramentas que permitam colocar em prática estratégias de ensinar a refletir. Descritores: Enfermagem. Ensino superior. Ensino. REFERÊNCIAS: MEDINA-MOYA, JL. Formación de Docentes Críticos/as: de los reduccionismos pedagógicos a los enfoques reflexivos críticos. Universidad de Barcelona, 2011. 116p.