Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O trabalho docente em enfermagem e as influências sobre a saúde mental
Clara de Oliveira Rennó, Sonia Regina de Souza

Resumo


Introdução: Ao longo das últimas décadas o trabalho docente vem sofrendo transformações. Seu ambiente laboral deixou de ser somente a sala de aula, pois ele compreende agora, também, atividades administrativas como gestão, planejamento, elaboração de projetos, discussão de currículo e avaliação, trazendo um número cada vez maior de tarefas para esse profissional, o que não significa maior remuneração e reconhecimento profissional. Objetivos: Identificar, na perspectiva dos docentes de Enfermagem, quais os fatores que geram satisfação/motivação e insatisfação/desmotivação no trabalho e analisar como esses fatores influenciam na Saúde Mental dos docentes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com abordagem exploratória descritiva. Após a aprovação do projeto pelo Comitê de, foi feita a coleta de dados, onde participaram 13 docentes lotados nos quatro Departamentos de Enfermagem da referida Escola, de ambos os sexos, que exerciam a profissão há pelo menos 1 ano. A cada um dos docentes foi atribuído um pseudônimo sendo, neste caso, um sentimento relacionado ao seu local de trabalho. Resultados: Após análise dos resultados, emergira três categorias, a saber: “O Docente de Enfermagem e a sua relação com o trabalho: fatores de motivação”, refere-se aos fatores que geram motivação no trabalho dos docentes. A segunda categoria, denominada “Fatores ambientais e a insatisfação no trabalho do Docente de Enfermagem”, aborda as condições que envolvem o docente de enfermagem no que diz respeito ao que o rodeia no seu trabalho. A terceira e última categoria, “A influência dos fatores de insatisfação na Saúde Mental dos docentes de Enfermagem”, mostra o quadro desgastante em que se encontram os professores. Foi constatado desânimo, frustração, alteração de humor, cansaço, estresse, exaustão mental e física, falta de vontade de trabalhar e relações de trabalho ruins. Dos treze professores entrevistados, onze afirmaram ter sua saúde mental afetada no seu local de trabalho. Conclusão: Conclui-se, assim, que se tornam necessárias ações junto aos docentes para maximizar os fatores motivacionais e minimizar aqueles estressores, contribuindo para a qualidade de vida dos mesmos no mundo do trabalho.