Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O LÚDICO NA PROMOÇÃO A SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Priscila Silva Matias, Fabianna Olmo Ferreira, Patricia Lima Peres, Paula Lima Monteiro, Elysa Martins

Resumo


Introdução: A dramatização, a música, a contação de histórias, brincadeiras de roda, entre outras atividades lúdicas alcançaram um prestígio na educação infantil (Kishimoto, 1995) e complementa a prática de enfermagem no processo da promoção da saúde, tornando este trabalho relevante. Objetivo: Ao realizar uma brincadeira de roda numa creche municipal do Rio de Janeiro foi possível observar várias características do desenvolvimento infantil bem como o grau de socialização entre as crianças que participaram do momento. Método: Foi escolhida uma cantiga de roda, “De Abobora faz Melão”, e selecionado duas turmas da mesma faixa-etária (3 e 4 anos) para realizar a atividade. As crianças sentaram-se em roda, a brincadeira foi explicada pela enfermeira da creche e uma acadêmica de enfermagem e, em seguida praticada. Resultados: A atividade favoreceu a participação e interação de todas as crianças em ambas as turmas. Foi possível observar o comportamento e a participação das crianças frente à complexidade da brincadeira, com característica associativa (Parten, 1932 apud Bonome-Pontoglio; Marturano, 2010). Conclusões: O lúdico como estratégia na promoção a saúde, prevenção de doenças e cidadania, tem alcançado resultados significativos nesta creche. A forma especial de aprendizado da criança exige do enfermeiro criatividade e imaginário apurado. Exige muito carinho e dedicação para atingir as reais necessidades da criança. Este fato repercute no meio bio-psico-social, fazendo da criança um ser integral e o desenvolvimento da enfermagem holística.