Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Organização de eventos sobre SUS e Políticas Públicas de Saúde como atividade acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro: transformando metodologias de ensino e aprendizagem, multipli
Marcia Cabral Costa

Resumo


Caracterização do problema: A formação de profissionais da saúde com perfil ético, crítico e reflexivo, com capacidade para trabalhar em equipes interdisciplinares e de forma resolutiva aos problemas de saúde apresentados pela população brasileira é um tema que exige atenção e comprometimento das instituições de ensino formadoras destes profissionais. O Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do Centro de Ciências da Saúde-CCS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, iniciou suas atividades na universidade em 2009, em um contexto de estrutura curricular tradicional. Entretanto, novas propostas filosóficas e metodológicas vêm sendo incorporadas sobre o Projeto Pedagógico do Curso com intuito de construir metodologias de ensino-aprendizagem mais ativas e uma filosofia de formação do profissional terapeuta ocupacional pautada na saúde pública, em especial, em consonância com o Sistema Único de Saúde-SUS. Descrição da experiência: a utilização de organização de Eventos temáticos sobre SUS e Políticas Públicas de Saúde vem sendo implantado na Graduação em Terapia Ocupacional como instrumento de ensino e aprendizagem com o objetivo de flexibilizar o currículo tradicional do Curso e de criar novas estratégias de ensino e aprendizagem que visem despertar nos estudantes o desejo de aprender temas propostos nas disciplinas de Terapia Ocupacional em Saúde Mental e de Administração, Planejamento e Gestão, que a princípio eram identificados pelos estudantes como temas de pouco interesse em conhecer. A organização dos Eventos foi sistematizada como atividade de avaliação das disciplinas, gerando uma ampliação das atividades e dos espaços de sala de aula. Articulações e parcerias com serviços, usuários, trabalhadores de saúde e intersetoriais foram se constituindo como necessidade para as organizações dos Eventos denominados “Deu a Louca na Minerva: comemoração da Luta antimanicomial” e “SUS: comemorando os 23 anos”. Efeitos alcançados e recomendações: Por meio dos relatos dos estudantes de Terapia Ocupacional, coletados nas avaliações finais dos Eventos, foi possível identificar o quanto a atividade de organizar os Eventos mobilizou o interesse dos acadêmicos de Terapia Ocupacional sobre os temas propostos, apresentando aproveitamento não só de conteúdos teóricos, que possibilitou alcançar os objetivos cognitivos, mas também os procedimentais e atitudinais. Como efeito desencadeador do Evento no CCS da UFRJ, destaca-se o despertar de interesse sobre os temas tratados nos demais estudantes, professores e dirigentes da área da saúde deste Centro, em especial, naqueles que interagiram nos espaços de exposição dos trabalhos científicos e culturais desenvolvidos tanto pelos alunos da Terapia Ocupacional quanto pelos usuários dos serviços de saúde participantes dos Eventos. Destas experiências culminou o interesse da Direção da Faculdade de Medicina em sistematizar o Evento do SUS no calendário anual da unidade envolvendo, a partir de então, os 04 Cursos da Faculdade (Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional). Estas experiências, a nosso ver, têm demonstrado indicativos de inovações às práticas de ensino e aprendizado na formação de profissionais de saúde da Faculdade de Medicina da UFRJ. Novos instrumentos de avaliação e validação destas experiências poderão ser incluídos para fortalecimento e ampliação de ações inovadoras para a formação dos profissionais de saúde.