Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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OS CÍRCULOS DE CULTURA COMO ESPAÇOS DE PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONTEXTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SERVIÇO: A EXPERIENCIA DO SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCOLA - FORTALEZA
Vera Lucia Azevedo Dantas, André Bonfim, Ozanira Torres de Aquino, Ana Paula Cavalcante Ramalho Brilhante, Kilma Lopes Wanderley Gomes

Resumo


O Sistema Municipal de Saúde Escola-SMSE de Fortaleza, vem construindo um conjunto de ações no sentido de organizar e sistematizar os processos de educação permanente dos trabalhadores que atuam nas redes de atenção do Sistema Municipal de Saúde na perspectiva de contribuir para a reorganização dos processos de trabalho com foco na atenção, formação, gestão e controle social. As Residências Medica e Multiprofissionais em Saúde da Família e Comunidade como processos formativos ligados ao SMSE desenvolvem atividades voltadas à Estratégia Saúde da Família e aos Núcleos de Apoio â Saúde da Família. Este estudo objetiva analisar o processo de construção da proposta de formação dos preceptores das duas residências focalizando o processo metodológico. Como percurso de construção dessa análise, trabalhamos com a observação participante do processo considerando os princípios da pesquisa-ação. O processo foi desencadeado com a organização do 1º Encontro de Formação Docente das Residências com o objetivo de problematizar a pratica docente dos seus preceptores e construir coletivamente a proposta de formação destes. O circulo de cultura foi o caminho metodológico de problematização das diversas situações de ensino-aprendizagem vividas com base em três eixos: pedagógico, atenção, e produção do conhecimento. O processo produziu reflexões sobre as leituras dos preceptores acerca do SMSE, das metodologias de ensino e das iniciativas de produção de conhecimentos. A tematização trouxe à tona a necessidade de pensar um processo de educação permanente que pudesse fortalecer as bases pedagógicas de sua prática. A problematização foi reveladora de situações-limite e potencialidades relativas às praticas das residências e gerou uma proposta de formação para os preceptores construída conjuntamente por eles e a coordenação na perspectiva de superação das situações-limite apontadas e tendo como referência as potencialidades dos atores envolvidos. Organizado em unidades de aprendizagem o processo se efetiva através de metodologias participativas especialmente o círculo de cultura como caminho para a transformação da realidade de ensino aprendizagem e os preceptores serão co-responsáveis pela efetivação das unidades a partir das suas potencialidades. Dessa forma a educação popular se apresenta como possibilidade de contribuir nos processos de formação no campo da saúde por sua potência problematizadora, de construção coletiva e de protagonismo dos atores no seu caminho de formação. Palavras- Chave círculo de cultura - residências em saúde da família - problematização