Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Os domínios da Tecnologia Educacional no campo da Saúde
Grasiele Nespoli

Resumo


Este trabalho aborda a formação discursiva da Tecnologia Educacional no campo da Saúde, isto é, dos saberes acerca dos meios, processos, métodos, técnicas e recursos, materiais e simbólicos, que constituem as práticas de educação na saúde. O objetivo da pesquisa foi compreender os repertórios teóricos e enunciados acerca da Tecnologia Educacional, os diferentes domínios de saber que os delimitam, suas continuidades e descontinuidades históricas. O discurso da Tecnologia Educacional emergiu na primeira metade do século XX e foi integrado ao campo da saúde, no Brasil, em 1972, com a institucionalização do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como um lugar discursivo, o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde guarda um rico acervo de documentos que possibilita compreender a relação da formação discursiva das Tecnologias Educacionais com o contexto histórico, político e social de construção do Sistema Único de Saúde. Assim, por meio de uma pesquisa que ultrapassa as preocupações positivistas da prova exata, datada e verdadeira, este trabalho aborda o documento como um produto histórico fabricado nas relações sociais de poder. Foram selecionados artigos, livros, dissertações, teses, leis, normas e relatórios técnicos que permitiram identificar enunciados e avaliar as continuidades e descontinuidades discursivas, e sob quais domínios de saber a Tecnologia Educacional se inscreveu, historicamente, no campo da Saúde. Conclui-se que o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde se articula com os arquivos da educação e da saúde, e que a formação discursiva da Tecnologia Educacional atravessa três domínios de saber: a Instrução Programada, a Integração Ensino-Serviço e a Educação em Saúde. Esses domínios colocam em disputa diferentes enunciados e formas de entender a Tecnologia Educacional. No entanto, não operam necessariamente de forma separada, podem, em alguns momentos, se sobrepor ou ativar elementos de outros domínios. Mas existe uma descontinuidade significativa, marcada pela passagem de uma visão tecnicista, que se formou no contexto do governo militar e da teoria do capital humano, para uma visão crítica, que se formou no contexto do movimento da reforma sanitária brasileira e de constituição do SUS.