Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Participação dos profissionais na formação acadêmica no sistema de saúde – reflexões sobre a formação do preceptor
Rosa Maria Conde Vieira do Carmo, Lúcia Cardoso Mourão

Resumo


Rosa Maria Vieira Conde do Carmo[i]Lucia Cardoso Mourão[ii]Entende-se como preceptoria a ação educativa que se realiza com o intuito de formar profissionais com capacidade técnica, reflexiva e ética. Tendo em vista os diversos cenários do sistema de saúde onde esses atores desenvolvem essa ação, junto aos cursos de graduação em saúde, realizamos um estudo bibliográfico, a partir dos descritores: preceptor, supervisor, tutor e mentor, na base de dados Scielo, no período de 2006 a 2011 com o objetivo de refletir sobre o preparo desses profissionais no sistema de saúde brasileiro e suas implicações no processo de ensino. Os resultados obtidos demostram que o preceptor tem importante papel na formação dos profissionais de saúde ao integrar a teoria e a prática no contexto da assistência, mas esta atividade de ensino é pouco considerada. Não existe capacitação específica para desenvolver essas qualidades e construir uma efetiva relação profissional-aluno. Para que a formação em saúde abranja aspectos de produção de subjetividade, produção de habilidades técnicas e de pensamento, e o adequado conhecimento do SUS para a transformação das práticas e da organização do trabalho propusemos uma formação onde o profissional de saúde como preceptor seja um mediador dos diferentes níveis de conhecimento com capacidade de estabelecer relações pedagógicas, que conduzem a aprendizagem prática do aluno.[i] Universidade Federal Fluminense[ii] Universidade Federal Fluminense