Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O tratamento restaurador atraumático no âmbito escolar: relato de experiência da Integração Ensino Trabalho Cidadania do UNIFESO
Daniela Pires, Walmir Rodrigues, Cristiane Gomes, Monique Bartole

Resumo


A análise do quadro epidemiológico de saúde bucal nacional permite observar-se que os índices de cárie apresentaram melhoras significativas. Entretanto, uma parcela considerável de crianças ainda apresentam processos cariosos que se instalam precocemente em suas cavidades bucais por conta de diversos fatores. Esses processos, quando não controlados, geram uma série de consequências e malefícios às estruturas da cavidade oral e por consequência, afetam todo o organismo. O surgimento de programas preventivos odontológicos na primeira infância é uma estratégia primordial para a mudança desse quadro. Desde seu desenvolvimento na década de 80, o tratamento restaurador atraumático constitui-se em uma potente ferramenta para o controle da doença cárie e preservação dentária nas populações. Uma das vantagens de sua utilização é a mobilidade das atividades propostas, podendo ser aplicado em locais que não possuem a estrutura de um consultório odontológico. Diante disso, escolas e creches tornam-se espaços privilegiados para essas ações uma vez que são espaços onde ocorre uma fase importante do desenvolvimento dos indivíduos. Nesse contexto, objetiva-se relatar a experiência de um programa de Tratamento Restaurador Atraumático realizado por meio das atividades da Integração Ensino Trabalho Cidadania do UNIFESO em uma creche municipal de Teresópolis-RJ. Durante as atividades, foram realizadas interações dialógicas com atividades lúdicas para aproximação com as crianças, sendo importante o envolvimento e participação da equipe pedagógica nas atividades. Além disso, foi realizado exame bucal com finalidade epidemiológica e diante das necessidades apresentadas, as crianças recebiam o tratamento restaurador atraumático e aplicação de verniz fluoretado. Em casos específicos, as crianças eram encaminhadas a uma Unidade Básica de Saúde da Família para tratamento ambulatorial. Alcançou-se um número de 54 crianças atendidas entre Agosto e Novembro de 2011, onde foram realizadas 34 restaurações atraumáticas e 61 aplicações de verniz fluoretado. Observou-se que as atividades sanaram uma série de demandas ambulatoriais e aproximaram a odontologia de uma forma adequada às crianças, sendo essencial o envolvimento da equipe da creche de forma a auxiliar na obtenção de um ambiente saudável e promotor de saúde.