Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Pesquisa como instrumento de diagnostico e intervenção: qualificando os participantes dos Programas de Educação pelo Trabalho para a Saúde: PET/SAÚDE E PET/VS
Lucimare Ferraz, Maria Elisabeth Kleba, Maria Assunta Busato

Resumo


Caracterização do problema: Corroborando com o objetivo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Pet/Saúde da Família e Pet/Vigilância da Saúde – em estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica e acadêmica, desenvolveu-se um curso em metodologias de pesquisa em saúde para estudantes e profissionais de saúde envolvidos nestes programas. Buscou-se qualificar o desempenho destes como investigadores e propositores de intervenções que melhorem a assistência e possibilitem maior resolução dos problemas no âmbito da saúde coletiva. Descrição da experiência: Como um dos projetos do Pró-Saúde da Unochapecó, o curso foi desenvolvido em três edições, com oito módulos ou etapas. Participaram do curso 142 acadêmicos e 48 profissionais da Secretaria da Saúde de Chapecó/SC, vinculados aos programas acima citados. No curso foram adotadas metodologias ativas, incluindo atividades como leituras, reflexões e debates; dinâmicas de grupo; aulas expositivas e dialogadas. O eixo condutor do curso teve como base o cotidiano dos espaços e das práticas em saúde, orientando a formulação de projetos e a realização de pesquisas sobre a realidade vivenciada. A partir da análise e interpretação desta realidade, foram promovidos exercícios de produção de textos para publicização dos resultados, bem como a formulação de propostas de intervenção, de acordo com os problemas e potenciais identificados. Ao final foram promovidos seminários com apresentação das atividades e estudos realizados. Efeitos alcançados e recomendações: Destaca-se que todos os grupos desenvolveram pesquisas focadas nas necessidades das unidades de saúde e realizaram ações de intervenção a partir da realidade reconhecida e problematizada. Por fim, ressalta-se a importância de proporcionar elementos teóricos e metodológicos que possam sustentar a realização de estudos diagnósticos e a análise do estado de saúde da população, bem como subsidiar o planejamento e a avaliação das intervenções do cuidado integral em saúde. Desta forma, a universidade cumpre seu papel em prol da qualificação de recursos humanos e do desenvolvimento local/regional, coerente com o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Favorece ainda o princípio da interdisciplinaridade na formação, estimulando maior protagonismo dos estudantes e profissionais no processo de educação permanente em saúde, em vista das necessidades dos serviços de saúde e da comunidade.