Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O TRAUMA EM FOCO: A PRÁTICA EDUCATIVA CO CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM
Mariana Souza de Lima

Resumo


A educação é a base da prevenção de uma das principais causas de morte: o trauma. Medidas educacionais podem ser implementadas com relativa facilidade. Tendo em vista esta questão o objetivo deste estudo foi relatar a experiência de alunas de enfermagem no desenvolvimento de uma prática educativa com crianças de uma escola pública, envolvendo as seguintes atividades: conceituar trauma, demonstrar os tipos de trauma, instruir sobre maneiras como prevenir o trauma e realizar a fixação do conhecimento repassado. O tipo de estudo realizado foi exploratório descritivo, de natureza qualitativa, baseado em um relato de experiência, desenvolvido em uma escola estadual pública na periferia de Ananindeua, região metropolitana de Belém, Pará. A amostra foi definida de forma aleatória, dentre um grupo de trinta e um alunos de 1ª a 4ª séries, na faixa etária de seis a doze anos. A população amostral foi dividida em duas turmas, onde foi utilizado o mesmo material e o mesmo método de ensino. Fez-se uso de álbum seriado para a atividade educativa e papel sem pauta e lápis de cor para fixação e avaliação da informação passada. Observou-se um baixo conhecimento por parte das crianças sobre o conceito de trauma, porém, após as explicações dadas, elas passaram a contribuir com suas experiências e seu, mesmo que limitado, conhecimento acerca do assunto. As medidas de prevenção de afogamentos, queimaduras, acidentes de trânsito além de acidentes durante brincadeiras infantis também foram abordadas. Verificou-se que todos já haviam sofrido algum tipo de trauma de qualquer uma dessas naturezas, comprovando a importância de que as crianças sejam informadas sobre como prevenir os vários tipos de trauma, para que possam perceber que brincadeiras sem cautela, segurança e com falta de atenção podem levar a sérios danos. Ao final da atividade educativa, foi proposto que as crianças desenhassem tudo o que aprenderam. Após análise dos desenhos, onde as crianças expuseram suas experiências, percebeu-se uma nova concepção dos pequenos acerca do que não deve ser feito e as maneiras de prevenção de acidentes. Concluí-se que a realização contínua da prática educativa com crianças, é de grande importância, pois através da mesma torna-se possível demonstrar as melhores maneiras de se prevenir o trauma fazendo com que elas apliquem todo o conhecimento apreendido e assim possam minimizar complicações e futuros agravos, além de manter e/ou melhorar sua condição humana no processo de viver.