Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PET-SAÚDE DA FAMÍLIA COMO MULTIPLICADOR DA INTEGRALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Jéssica Ribeiro da Paixão Takenami

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Família (PET-Saúde da Família) é uma parceria interinstitucional que visa produzir conhecimento e promover saúde. Este programa pode ser interpretado como um instrumento que permite a capacitação do acadêmico em serviço, sua iniciação em trabalhos, pesquisas e vivências, sempre focando a interdisciplinaridade e capacitação das pessoas envolvidas em suas ações. Assim, o PET pode ser entendido como uma alternativa que faça da promoção e da prevenção da saúde algo visível para a população. Pretendia-se obter subsídios para aprimorar a assistência prestada possibilitando-nos, enquanto acadêmicos, a experiência de estar ativamente contribuindo na realização de atividades que buscam uma melhor qualidade de vida da população e, como consequência, auxiliando na construção da integralidade. Entretanto, em longo prazo, as perspectivas se transformaram; passou-se a realizar uma atividade multiplicadora e não pontual, por meio de peças teatrais, fantoche, roda de conversa, salas de espera e dinâmicas, sempre sobre a supervisão e orientação das preceptoras e tutora em uma comunidade do subúrbio de Salvador-Bahia. Dentro dessa experiência pode-se observar a mudança que ocorreu em todos os participantes do grupo, principalmente uma de visão diferenciada das mais diversas situações da comunidade; adquiri-se um maior potencial para analisar criticamente os modelos estabelecidos. Pode-se dizer que fomos capazes de ter contato com as reais dificuldades para a implantação e desenvolvimento de práticas que visem a integralidade, bem como compreendendo que esta proposta de atendimento integral pode ter alcances muito mais amplos do que os descritos nas teorias já desenvolvidas; Participar do Pet-Saúde da Família possibilitou uma experiência de vida que ajudou a formar opiniões e aplicar conceitos antes vistos somente na teoria e trabalhar com um tema tão relevante para a sociedade, que nos fez ter a sensação de estar contribuindo com para a construção de um lugar melhor para todos nós. Podemos notar obstáculos básicos que impediam o desenvolvimento do trabalho, como falta de água nas escolas, falta de espaço para trabalhar e pouca efetividade de alguns setores. Entretanto, estes entraves permitiram que o grupo tivesse uma evolução significativa tanto pessoal quanto profissional. É por este motivo que recomendamos para todo estudante universitário a vivência neste programa; as experiências adquiridas são incalculáveis.