Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PET-Saúde: (In)formar e Fazer como Processo de Aprendizagem em Serviços de Saúde
Milca Lopes Oliveira, Daniela Margotti dos Santos, Giovana Giroto Bellintani, Tenile Carvalho Coelho, Hilton Luís Alves Filho

Resumo


INTRODUÇÃO As novas diretrizes curriculares dos cursos da área da saúde enfatizam quanto à inserção precoce e responsável de acadêmicos nos serviços de saúde permitindo que parcerias universidade-serviço integrem docentes, profissionais da atenção básica e estudantes de graduação, tendo o serviço público de saúde como cenário de práticas. OBJETIVO Relatar a implementação de ações desenvolvidas no Programa de Educação Tutorial (PET-Saúde) entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Secretaria Municipal de Saúde Pública em 2009. METODOLOGIA Estudo descritivo com dados coletados a partir de legislação do PET-Saúde, Projeto PET-Saúde UFMS/SESAU 2009, súmulas de reuniões dos professores e preceptores, relatórios acadêmicos, preceptores e tutores. RESULTADOS O PET-Saúde configura-se como um exercício da multi e interdisciplinaridade como exemplo da integração ensino-serviço-comunidade, com a participação dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia, psicologia, fisioterapia, educação física, através de realização de pesquisas em temáticas de interesse da atenção primária – educação em saúde e controle social, e inserções nas atividades das equipes de saúde da família. As ações foram orientadas por duas linhas de pesquisas com foco na promoção da saúde. Dificuldades no desenvolvimento dos Projetos foram sentidas pela incongruência de horários e defasagem curricular dos acadêmicos de diferentes séries e de vários cursos, as quais foram sempre corrigidas com alternativas factíveis que possibilitassem a continuidade das ações. CONCLUSÃO Fica evidente a importância e o impacto positivo na formação profissional dos acadêmicos e no cotidiano dos profissionais envolvidos.